Educação em Inteligência Artificial: Um relato de experiência com estudantes do ensino médio
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de um minicurso introdutório sobre IA com estudantes do ensino médio, promovido por um projeto de extensão universitária. O curso foi estruturado em duas aulas, com foco em conceitos fundamentais de IA e suas principais tarefas de aprendizado de máquina, além de atividades práticas utilizando ferramentas acessíveis. Os resultados demonstraram uma mudança significativa na percepção dos estudantes sobre a IA, maior compreensão sobre o papel dos dados na aprendizagem de máquina e alto nível de engajamento nas atividades propostas. A experiência revelou o potencial pedagógico da IA como ferramenta de apoio à aprendizagem crítica e criativa na educação básica.Referências
Brasil (2022). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parecer CNE/CEB nº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022. Acesso em: 3 jun. 2025.
Cardozo, J., Martins, R., and Wangenheim, C. (2022). Ml4teens - introduzindo machine learning no ensino médio. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 204–214, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Costa, A., Franco, A., Cabral, A., Caetano, C., Conceição, F., Jullian, R., and Nascimento, T. (2019). Chatbots e alunos do ensino médio: É possível estabelecer uma conexão? In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1319–1323, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Faceli, K., Lorena, A. C., Gama, J., and Carvalho, A. C. P. d. L. F. d. (2022). Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. LTC, 2nd edition.
França, E., Nascimento, J., Lucena, J., and Diniz, J. (2024). Computação desplugada e ia: novas abordagens para a educação contemporânea. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, pages 461–472, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Freitas, K., Batista, I., Lima, W., Silva, P., and Ribeiro, R. (2022). Apresentando inteligência artificial para jovens do ensino médio: um relato de experiência. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 192–203, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Harrison, M. (2020). Machine Learning Guia de Referência Rápida: Trabalhando com dados estruturados em Python. Novatec.
Kneusel, R. (2024). Como a Inteligência Artificial Funciona: Da Magia à Ciência. Novatec, 1st edition.
Lima, M. R. d., Sousa, G. R. d., and Borges, E. M. (2024). Chatgpt, chatgpt, me diga como educar meus alunos “com”, “para/sobre” e “através de” você. Revista Cocar, 20(38):1–19. Acesso em: 14 maio 2025.
Ludermir, T. B. (2021). Inteligência artificial e aprendizado de máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, 35(101):85–94.
Raabe, A., Zorzo, A., and Blikstein, P. (2020). Computação na Educação Básica: Fundamentos e Experiências. Penso, 1st edition.
Vaswani, A., Shazeer, N., Parmar, N., Uszkoreit, J., Jones, L., Gomez, A. N., Kaiser, L. u., and Polosukhin, I. (2017). Attention is all you need. In Guyon, I., Luxburg, U. V., Bengio, S., Wallach, H., Fergus, R., Vishwanathan, S., and Garnett, R., editors, Advances in Neural Information Processing Systems, volume 30. Curran Associates, Inc.
Vicari, R., Brackmann, C., Mizusaki, L., and Galafassi, C. (2023). Inteligência Artificial na Educação Básica: Prática na escola. Novatec, 1st edition.
Cardozo, J., Martins, R., and Wangenheim, C. (2022). Ml4teens - introduzindo machine learning no ensino médio. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 204–214, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Costa, A., Franco, A., Cabral, A., Caetano, C., Conceição, F., Jullian, R., and Nascimento, T. (2019). Chatbots e alunos do ensino médio: É possível estabelecer uma conexão? In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1319–1323, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Faceli, K., Lorena, A. C., Gama, J., and Carvalho, A. C. P. d. L. F. d. (2022). Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. LTC, 2nd edition.
França, E., Nascimento, J., Lucena, J., and Diniz, J. (2024). Computação desplugada e ia: novas abordagens para a educação contemporânea. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, pages 461–472, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Freitas, K., Batista, I., Lima, W., Silva, P., and Ribeiro, R. (2022). Apresentando inteligência artificial para jovens do ensino médio: um relato de experiência. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 192–203, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Harrison, M. (2020). Machine Learning Guia de Referência Rápida: Trabalhando com dados estruturados em Python. Novatec.
Kneusel, R. (2024). Como a Inteligência Artificial Funciona: Da Magia à Ciência. Novatec, 1st edition.
Lima, M. R. d., Sousa, G. R. d., and Borges, E. M. (2024). Chatgpt, chatgpt, me diga como educar meus alunos “com”, “para/sobre” e “através de” você. Revista Cocar, 20(38):1–19. Acesso em: 14 maio 2025.
Ludermir, T. B. (2021). Inteligência artificial e aprendizado de máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, 35(101):85–94.
Raabe, A., Zorzo, A., and Blikstein, P. (2020). Computação na Educação Básica: Fundamentos e Experiências. Penso, 1st edition.
Vaswani, A., Shazeer, N., Parmar, N., Uszkoreit, J., Jones, L., Gomez, A. N., Kaiser, L. u., and Polosukhin, I. (2017). Attention is all you need. In Guyon, I., Luxburg, U. V., Bengio, S., Wallach, H., Fergus, R., Vishwanathan, S., and Garnett, R., editors, Advances in Neural Information Processing Systems, volume 30. Curran Associates, Inc.
Vicari, R., Brackmann, C., Mizusaki, L., and Galafassi, C. (2023). Inteligência Artificial na Educação Básica: Prática na escola. Novatec, 1st edition.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
SOUZA, Nayra Marques de; BENTO, Mylena Dias; RAMOS, Pedro Paulo da Silva; SANTANA, Laura Emmanuella Alves dos Santos; GOMES, Janaína Sant’anna Gomide; VILLELA, Flávia Ribeiro; NOGUEIRA, Jefferson Ribeiro.
Educação em Inteligência Artificial: Um relato de experiência com estudantes do ensino médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 322-332.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13119.
