Impactos Acadêmicos e Profissionais de um Projeto de Ensino de Programação Competitiva no Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Resumo
Este artigo analisa os impactos acadêmicos e profissionais da participação de estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no projeto ”Treinamentos de Programação para a OBI”, realizado no IFPR – Campi Quedas do Iguaçu e Cascavel entre 2018 e 2024, a partir de um questionário a 70 participantes, com 58 respostas válidas, analisadas de forma quantitativa e descritiva. Os resultados indicam melhoria no desempenho acadêmico, maior engajamento em olimpíadas científicas e desenvolvimento da autonomia nos estudos e fortalecimento do interesse por cursos e carreiras profissionais na área de Computação. Considera-se, portanto, que a Programação Competitiva pode apoiar a formação técnica de maneira complementar e contribuir para trajetórias acadêmicas e profissionais mais bem-definidas.
Referências
Brito, P., Fortes, R., Faria, F., Lopes, R. A., Santos, V., and Magalhães, F. (2019). Programação Competitiva como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Algoritmos e Estrutura de Dados para Alunos de Ciência da Computação. In Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), pages 359–368, Brasília, DF, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Cameron, R., Beck, J., and Choi, H.-D. (2018). Teamwork in programming contests: A preliminary study. In Proceedings of the 2018 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education (ITiCSE 2018), pages 365–370, Larnaca, Cyprus. ACM.
Instituto Semesp (2023). Mapa do Ensino Superior no Brasil: 13ª edição – 2023. Relatório técnico. Disponível em: [link] Acesso em: 25 maio 2025.
Irion, C., da Cruz Santos, C., Araújo, R. D., and de Souza Pereira, J. H. (2024). Desenvolvimento de Competências Docentes em Computação para Fomento da Programação Competitiva: Um Relato da Disciplina de Estágio em Docência. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), pages 646–655, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Laaksonen, A. (2020). Guide to Competitive Programming: Learning and Improving Algorithms Through Contests. Springer International Publishing, Cham, Switzerland.
Lopes, A., Santana, T., and Braga, A. (2019). Um relato de experiência sobre o ensino de programação de computadores no Ensino Básico por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2019), pages 151–160, Belém, PA. Sociedade Brasileira de Computação.
Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., de Fátima Andrade Soares, E., dos Santos Júnior, W. S., Álvaro Gabriel Gomes de Oliveira, de Souza Dantas Batista, L. M., Gomes, D. A., and de Lima, R. W. (2018). As ações do PET no desenvolvimento do curso de Ciência da Computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), pages 414–422, Natal, RN, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Meneses, L. F., Mai, L. F. F., Rosario, J., de Oliveira, E., and Gomes, R. L. (2015). IntroComp: Atraindo Alunos do Ensino Médio para uma Instigante Experiência com a Programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015), pages 366–375, Recife, PE, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Nunes, J. B., de S. Escaliante, L. G., da Silva, L. L. M., and de Melo B. Penze, L. (2024). A primeira Maratona Feminina de Programação do Brasil: Motivações para o desenvolvimento do projeto e relatos da primeira edição do evento. In Anais do XVIII Women in Information Technology (WIT 2024), pages 1–11, Brasília, DF, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Ou, Q., Liang, W., He, Z., Liu, X., Yang, R., and Wu, X. (2023). Investigation and analysis of the current situation of programming education in primary and secondary schools. Heliyon, 9(4).
Piekarski, A. E. T., Miazaki, M., da Rocha Junior, A. L., Militão, E. P., da Silva, J. V. P., and Pres-Tes, M. A. (2023). Programação competitiva em um projeto de extensão para o ensino técnico em informática. Revista Conexão UEPG, 19(1):1–15.
Puri, R., Kung, D. S., Janssen, G., Zhang, W., Domeniconi, G., Zolotov, V., Dolby, J., Chen, J., Choudhury, M. R., Decker, L., Thost, V., Buratti, L., Pujar, S., and Finkler, U. (2021). Project CodeNet: A Large-Scale AI for Code Dataset for Learning a Diversity of Coding Tasks. CoRR, abs/2105.12655.
Santos, A., Monteiro, J., Machado, K., Lins, P., Ramos, T., and Batista, L. (2015). Ensino de programação para Olimpíada Brasileira de Informática. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), volume 21, pages 122–126, Maceió, AL, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Santos, C. C., Araújo, R. D., and Pereira, J. H. S. (2024). Utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em problemas para treinamento de programação competitiva com estudantes do ensino médio. In Anais Estendidos do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP Estendido 2024), pages 39–40, Porto Alegre, RS, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Skiena, S. and Revilla, M. (2003). Programming Challenges: The Programming Contest Training Manual. Springer.
Sousa, P., Costa, J. R., Silva, G., Lima, V., Tavares, W., and Bezerra, C. (2021). Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática Nível Sênior: Um Relato de Experiência. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 101–110, Porto Alegre, RS, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
Souza, O. M., Boscarioli, C., and Peres, L. M. (2025). Programação competitiva como estratégia de ensino e aprendizagem de algoritmos no técnico em informática integrado ao ensino médio: Um relato de experiência. In Anais do XXXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 631–642, Porto Alegre, RS, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.
