Os Padrões em Matemática e Artes: uma prática interdisciplinar com Pensamento Computacional

  • Aline Silva De Bona IFRS
  • Simone Rocha da Conceição IFRS

Resumo


O trabalho reflete o poder do pensamento computacional (PC) em uma proposta entre Matemática e Arte desenvolvido em 2 turmas do ensino médio integrado numa instituição pública do Rio Grande do Sul. Poder este atribuído a criação de um design de superfície autoral de um padrão que explora formas, rotação, translação e o estudo das cores. A metodologia é qualitativa, exploratória e analisa os dados escritos e/ou mediados pelas tecnologias digitais. O objetivo é refletir sobre uma prática interdisciplinar que contempla o estudo de um padrão autoral sob diferentes perspectivas: matemática, arte e PC. Resultados: a maioria escolheu fazer manualmente e a apropriação da diversidade de padrões ancorados na decomposição.

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Publicado
24/11/2025
DE BONA, Aline Silva; CONCEIÇÃO, Simone Rocha da. Os Padrões em Matemática e Artes: uma prática interdisciplinar com Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 381-392. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13340.