Oficinas de Letramento em Dados: Ações Extensionistas para a Educação Digital de Estudantes

  • Andréa Sabedra Bordin UFSC
  • Welinton Barcelos UFSC
  • Mateus Kramer UFSC
  • Lydia Carvalho UFSC

Resumo


Letramento em dados refere-se à habilidade de analisar e interpretar dados. O desenvolvimento de competências relacionadas ao letramento em dados está previsto em legislações sobre a educação digital de estudantes, mas sua implementação ainda apresenta desafios. Relatos de ações de letramento de dados na Educação Básica são escassos, logo a extensão universitária se mostra um caminho possível para o desenvolvimento de tais ações. Este artigo relata o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de oficinas de letramento em dados ofertadas a estudantes do ensino médio em escolas públicas de Araranguá, Santa Catarina. As avaliações indicam que o conteúdo e a metodologia foram adequados, e que o projeto impactou positivamente tanto os alunos quanto os acadêmicos envolvidos.

Referências

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Publicado
24/11/2025
BORDIN, Andréa Sabedra; BARCELOS, Welinton; KRAMER, Mateus; CARVALHO, Lydia. Oficinas de Letramento em Dados: Ações Extensionistas para a Educação Digital de Estudantes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 416-426. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13371.