Investigando a mediação teórica na aprendizagem de conceitos de programação com estudantes do Ensino Fundamental

  • Jean Miguel UEA
  • Rafaela Melo UEA
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


Este estudo investiga se a mediação teórica, aplicada após o uso de plataformas interativas como a Hora do Código, contribui para que estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental compreendam e apliquem conceitos de programação em contextos diferentes, que não envolvam apenas a execução de instruções passo-a-passo. A pesquisa se trata de um estudo com dois grupos: um recebeu a intervenção teórica após o uso da plataforma, enquanto o outro não. O experimento incluiu uma avaliação diagnóstica envolvendo questões de lógica, uma atividade prática de programação e, por fim, a elaboração de fluxogramas representando a resolução de um problema cotidiano. Os resultados apontam que, embora ambos os grupos tenham conseguido seguir instruções e concluir os desafios, apenas o grupo com mediação demonstrou aplicação significativa de conceitos como repetição e função em novos contextos. Esses achados indicam que a mediação teórica potencializa a compreensão conceitual e a abstração da lógica de programação.

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Publicado
24/11/2025
MIGUEL, Jean; MELO, Rafaela; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Investigando a mediação teórica na aprendizagem de conceitos de programação com estudantes do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 511-522. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13498.