Desconstruindo Estereótipos de Gênero em STEM: Uma Abordagem do Design Thinking no Ensino de Práticas que Promovem o Pensamento Computacional
Resumo
O primeiro eixo do projeto STEAMulando Futuros visa mitigar a disparidade de gênero em STEM através do estímulo do interesse das estudantes do ensino básico pela programação. O projeto utiliza uma metodologia baseada no Design Thinking para a construção de abordagens lúdicas que unem teoria e prática por meio de vídeos, exercícios e guias textuais. Como resultados preliminares, obteve-se feedback positivo, com o destaque do engajamento e diversão das estudantes nas dinâmicas propostas. Portanto, a proposta demonstra ser uma ferramenta eficaz para tornar a aprendizagem tecnológica acessível e divertida, desenvolvendo práticas que promovem o pensamento computacional e contribuindo para a participação feminina em STEM.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
ZANON, Ana Elisa Ghanem; GUEDES, Giovanna Cabral de Souza; OLIVEIRA, Gabriela Pauli de; VOSSEN, Laís Pisetta Van; JERONIMO, Joice Luiz; MARQUES, Everlin F.C.; GASPARINI, Isabela.
Desconstruindo Estereótipos de Gênero em STEM: Uma Abordagem do Design Thinking no Ensino de Práticas que Promovem o Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 523-533.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13500.
