Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática

Resumo


Este artigo tem como objetivo a identificação de fatores que influenciam de forma positiva e negativa a escolha de 78 estudantes de gênero feminino de Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EMIEP) em Informática pela continuidade da carreira na área em uma profissão ou curso de nível Superior em Computação, utilizando a Teoria Sociocognitiva da Carreira. A partir das projeções profissionais traçadas pelas próprias estudantes, descobre-se que apenas 27% das estudantes vislumbram uma opção profissional em Computação e que elas consideram, principalmente, fatores pessoais no seu processo de escolha.

Palavras-chave: Gênero e Tecnologias, Gênero e Carreira, Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino de Computação

Referências

Frabasile, D. (2018) Apenas 17% dos programadores brasileiros são mulheres. Época Negócios, Por um Planeta 50-50: Mulheres e meninas na ciência e tecnologia, ONU Mulheres. Disponível em: [https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia /2018/02/apenas-17-dos-programadores-brasileiros-sao-mulheres.html].

Lent, R. W. et al. (2002) “Social cognitive career theory”, In: Brown, D. (Ed.) Career choice and development, John Wiley & Sons, Hoboken, v. 4, p. 255-311.

Louro, G. L. (2014) Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Editora Vozes, 16. ed., Petrópolis, 184 p.

Margolis, J., Fisher, A. (2002) Unlocking the Clubhouse: Women in Computing. The Mit Press, Cambridge, Massachusetts & London, England, 172 p.

MEC. (2019) Plataforma Nilo Peçanha: Resultados PNP 2019. Ministério da Educação, 2019. Disponível em: [http://resultados.plataformanilopecanha.org/2019/].

OECD. (2020) Dream Jobs?: Teenagers' Career Aspirations and the Future of Work. OECD Publications, 56 p.

Ribeiro, K. S. F. M., Maciel, C. (2020) “Meninas e Identidade Profissional: Percepções das Estudantes de Ensino Médio integrado em Informática sobre a área de Computação”, In: Anais do Computer on The Beach 2020, Balneário Camboriú.

Ribeiro, K. S. F. M. (2020) Gênero, Tecnologia e Formação: o Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática, Tese (Doutorado) – Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

SBC. (2018) Educação Superior em Computação Estatísticas – 2017. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: [https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/133-estatisticas].

Teixeira, A.; Posser, C. V. (2016) “Mulheres que aprendem informática: Um estudo de gênero na área de TI.”, In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), Sociedade Brasileira de Computação – SBC, p.707-716.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Karen da Silva Figueiredo Medeiros; MACIEL, Cristiano. Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 40-49. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11274.