Robótica e Interdisciplinaridade: Aprendizagem Criativa Atraindo Meninas para a Tecnologia

Resumo


Este artigo descreve o projeto de ensino de robótica e aprendizagem criativa em uma metodologia interdisciplinar. As estudantes aplicam o conhecimento adquirido nas aulas do ensino médio no laboratório de robótica utilizando a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics), como pontos de acesso para orientar a investigação, o diálogo e o pensamento crítico. O principal objetivo do projeto é mostrar que as meninas podem atuar em diferentes áreas do conhecimento, incluindo as áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Palavras-chave: Robótica, Tecnologias Livres, Aprendizagem Criativa, STEM, Metabotix

Referências

Alice Programming. Disponível em: [http://www.alice.org]. Acesso em maio de 2020.

Arduino. Disponível em: [http://www.arduino.cc]. Acesso em maio de 2020.

BBC Brasil. Boneca Barbie celebra 50 anos como ícone cultural. Disponível em: [https://www.bbc.com/portuguese/cultura/2009/03/090309_barbieshangaigd.shtml]. Acesso em maio de 2020.

BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori. Exploring the educational potential of robotics in schools: A systematic review. Computers & Education, 58, 978-988. 2012

Downs Hacker – Mulheres que revolucionaram a ciência e a tecnologia. Disponível em: [https://www.downshacker.com.br/2020/03/mulheres-que-revolucionaram-a-cienciae-a-tecnologia/]. Acessado em junho de 2020

Entrevista para a TV Anhanguera - Robôs no IFG. Disponível em: [https://www.facebook.com/watch/?v=2938085866212010]

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. ISBN 978-65-81041-02-1 Disponível em [http://portal.inep.gov.br/web/guest/resumostecnicos1]. Acesso em maio de 2020.

MARTINEZ, Sylvia Libow; STAGER, Gary S. Invent to Learn: Making, Tinkering, and Engineering in the Classroom. Constructing Modern Knowledge Press. 2019.

OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica. Disponível em: [http://www.obr.org.br]. Acesso em maio de 2020.

PAPERT, Seymour. Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education (1986).

PEREIRA, Gabriela Quirino. O Uso da Robótica Educacional no Ensino Fundamental: relatos de um experimento. Projeto Final de Curso de Bacharelado em Ciência da Computacao. Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. 2010

PINTO, Marcos de Castro. Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Matemática, Núcleo de Computação Eletrônica. 2011

Projeto Metarede. Portal. Disponível em: [http://metarede.com.br/o-que-emetareciclagem.php]. Acesso em junho de 2020.

RESNICK, Mitchel. Portal. Disponível em: [https://web.media.mit.edu/~mres] Acessado em junho de 2020.

SANTOS, Verônica Gomes dos; GALEMBECK, Eduardo. Aprendizagem Criativa e Significativa como Estratégias para Trabalhar Ciências com as Crianças: Investigar, Criar, Programar. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

SANTOS, Christiane Borges; FERREIRA, Deller James; SOUZA, Maria Carolina Borim do Nascimento Rodrigues de; MARTINS, Andressa Rodrigues. Robotics and programming: Attracting girls to technology. In: 2016 International Conference on Advances in Computing, Communications and Informatics (ICACCI), Jaipur. International Conference on Advances in Computing, Communications and Informatics (ICACCI). p. 2052. 2016

SANTOS, Christiane Borges; LOJA, L. F. B.; FILHO , A. C. O.; MUNDIM , A. L. F. Robótica e Lógica de Programação como forma de atrair meninas para a tecnológica. In: III Escola Regional de Informática de Goiás, 2015, Goiânia. III Escola Regional de Informática de Goiás, 2015. v. III.

S4A – Scratch for Arduino. Disponível em: [http://s4a.cat]. Acesso em maio de 2020.

Scratch – Imagine, Program, Share. Disponível em: [https://scratch.mit.edu/]. Acesso em maio de 2020.
Publicado
30/06/2020
SANTOS, Christiane Borges; OLIVEIRA FILHO, Audir da Costa . Robótica e Interdisciplinaridade: Aprendizagem Criativa Atraindo Meninas para a Tecnologia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 120-128. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11282.