Tutoria das Gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de Computação

  • Andréa S. Bordin UNIPAMPA
  • Alice F. Finger UNIPAMPA
  • Letícia Gindri UNIPAMPA
  • Aline Vieira de Mello UNIPAMPA

Resumo


O percentual de egressas em cursos da área de Computação no Brasil vem diminuindo ao longo dos anos. Assim, ações que estimulem a permanência de discentes do sexo feminino são necessárias. Este artigo apresenta uma ação de tutoria de discentes ingressantes conduzidas por docentes do sexo feminino, realizada no primeiro semestre letivo de 2019. A análise da percepção das envolvidas na ação mostra que o contato pessoal entre tutoras e discentes e o engajamento das discentes em projetos de pesquisa, ensino e extensão podem estimular a permanência nos cursos.

Palavras-chave: cursos de computação, evasão, tutoria de alunas, mulheres

Referências

de Castro, R. N. A., de J. Ribeiro, C., Nogueira, R. G., Marra, E. G., Matias, L., de Oliveira, M. A. A., and Gonçalves, M. A. B. (2007). Implementação do programa de tutoria nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Universidade Federal de Goiás. In Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.

Ferrão, I., de Mello, A., and Melo, A. (2017). Gurias na computação: fortalecendo e incentivando a participação feminina no ensino superior. In Anais do XI Women in Information Technology, pages 1200–1203, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Franzoia, F., Pires, F., and Pessoa, M. (2019). Mentorando Meninas Iniciantes em Programação: Um Estudo de Caso. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 199–203. SBC.

Leite, F., Cardoso, G., Costa, Y., Estrela, I., Pinto, A., Pereira, E., Júnior, G. B., and Rivero, L. (2019). Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 101–110. SBC.

Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 69–78. SBC.

Mello, A., Melo, A., and Ferrão, I. (2019). Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de Computação do município de Alegrete/RS. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 61–68. SBC.

Peres, S., Boscarioli, C., Ferrari, A., Costa, C., Alves, C., de Salles, C., Bruscatto, G., Silva, G., da Silva, L., de Souza, L. F., Teixeira, M., Delmondes, P., and Wagner, P. (2014). O programa de educação tutorial no contexto da graduação em computação: Perfis, percepções e reflexões. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 249–258, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

SBC (2018). Educação superior em computação Estatísticas - 2017. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentosda-sbc/summary/133-estatisticas/1200-pdf-png-educacao-superior-em-computacaoestatisticas-2017. Acesso em: 28 fev. 2020.

Scaico, P., Duarte, A. C., Alves, G. M. T., Maia, M., de Oliveira, F. M., Neto, S. V. M., et al. (2012). Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação. In Anais dos Workshops do XX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

USP (2017). Universidade Federal de S˜ao Paulo. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências de Computação. São Carlos, SP, 2017. Disponível em: https://www.icmc.usp.br/graduacao/ciencias-de-computacao-bacharelado. Acesso em: 28 fev. 2020.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BORDIN, Andréa S.; FINGER, Alice F.; GINDRI, Letícia; DE MELLO, Aline Vieira. Tutoria das Gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 129-138. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11283.