Abrindo mentes com a computação desplugada: uma experiência com meninas de oitavo e nono anos
Resumo
A baixa representatividade feminina na área de tecnologia motiva, globalmente, iniciativas para diminuir a disparidade de gênero na área. Este artigo apresenta o projeto GRACE, cujo objetivo é fomentar a participação feminina na área da Computação, e discute sua iniciativa seminal: levar informação sobre computação para meninas de oitavo e nono anos do ensino fundamental.
Palavras-chave:
tecnologia, computação desplugada, meninas, disparidade de gênero, escola fundamental, representatividade
Referências
Bell, T., Ian H. Witten, I. H., and Fellows, M. (2011).Computer Science Unplugged.
Cimpian, J. R., Kim, T. H., and McDermott, Z. T. (2020). Understanding persistent gendergaps in stem. Science, 368(6497):1317–1319.
de Santana, B. S. and Pereira, C. P. (2019). Aproximação de alunas do ensino básico do pensamento computacional: relato de experiência de uma oficina de eletrônica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25.
Maciel, C. and Bim, S. A. (2016). Programa meninas digitais – ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. In: Anais Computer on the Beach. SBC.
Nunes, M. A., Louzada, C., Salgueiro, E., Andrade, B., de Lima, P., and Figueiredo, R.(2016). Mapeamento de iniciativas brasileiras que fomentam a entrada de mulheres na computação. In: Anais do X Women in Information Technology, pages 56–60. SBC.
Peres, S. M., Boscarioli, C., Ferrari, A., Costa, C. I., Alves, C. M., Salles, C. G., Bruscatto,G., Silva, G. S., Silva, L. F., Souza, L. G., Teixeira, M. F., Delmondes, P. H. M., andWagner, P. K. (2014). O programa de educação tutorial no contexto da graduação em computação: Perfis, percepções e reflexões. In: XXII Workshop sobre Educação em Computação – Anais do XXXIV Congresso da SBC, pages 1503–1512. SBC.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., and Santos, N. (2019). Um panorama da atuação da mulher na computação. In: Anais do XIII Women in Information Technology, pages 1–10. SBC.
Torres, K. B. V., Bernardes, R. M., de Queiros, P. S., Vieira, T. M., Felix, J. C., De Urzedo,A. P. F. M., Souza, D. H. L., and Mendes, T. T. (2017). Inclusão das mulheres nas ciências e tecnologia: Ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, 22(2):140–156.
Cimpian, J. R., Kim, T. H., and McDermott, Z. T. (2020). Understanding persistent gendergaps in stem. Science, 368(6497):1317–1319.
de Santana, B. S. and Pereira, C. P. (2019). Aproximação de alunas do ensino básico do pensamento computacional: relato de experiência de uma oficina de eletrônica. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25.
Maciel, C. and Bim, S. A. (2016). Programa meninas digitais – ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. In: Anais Computer on the Beach. SBC.
Nunes, M. A., Louzada, C., Salgueiro, E., Andrade, B., de Lima, P., and Figueiredo, R.(2016). Mapeamento de iniciativas brasileiras que fomentam a entrada de mulheres na computação. In: Anais do X Women in Information Technology, pages 56–60. SBC.
Peres, S. M., Boscarioli, C., Ferrari, A., Costa, C. I., Alves, C. M., Salles, C. G., Bruscatto,G., Silva, G. S., Silva, L. F., Souza, L. G., Teixeira, M. F., Delmondes, P. H. M., andWagner, P. K. (2014). O programa de educação tutorial no contexto da graduação em computação: Perfis, percepções e reflexões. In: XXII Workshop sobre Educação em Computação – Anais do XXXIV Congresso da SBC, pages 1503–1512. SBC.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., and Santos, N. (2019). Um panorama da atuação da mulher na computação. In: Anais do XIII Women in Information Technology, pages 1–10. SBC.
Torres, K. B. V., Bernardes, R. M., de Queiros, P. S., Vieira, T. M., Felix, J. C., De Urzedo,A. P. F. M., Souza, D. H. L., and Mendes, T. T. (2017). Inclusão das mulheres nas ciências e tecnologia: Ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, 22(2):140–156.
Publicado
30/06/2020
Como Citar
PASSOS, Julia; HUH, Karina; CAVALHEIRO, Lais; GONÇALVES, Yasmin; ELER, Marcelo M.; CUBERO, Josely; PERES, Sarajane M..
Abrindo mentes com a computação desplugada: uma experiência com meninas de oitavo e nono anos. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 164-168.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11287.