Chica bytes: Uma oficina de Introdução a Computação no Curso de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Lucas Almeida Silva UFBA
  • Queilane da Conceição Rocha UFBA
  • Amanda Vilas Boas Oliveira UFBA
  • Yasmin Solrac Ribeiro dos Santos UFBA
  • Felipe de Melo Santos UFBA
  • Guilherme Gonçalves da Silva UFBA
  • Érica Pereira Machado UFBA

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiencia de uma oficina deIntrodução a Computação para calouras do curso de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação, objetivando suavizar os primeiros contatos com a área e problematizar o papel da Mulher em Ciência e Tecnologia. A oficina teve 3 encontros de 4 horas cada, totalizando 12 horas.

Palavras-chave: chica bytes, programação, eletrônica

Referências

Arduino (2020). What is arduino? Disponível em: https://www.arduino.cc/en/guide/introduction.

Bell, T., Rosamond, F., and Casey, N. (2012). Computer Science Unplugged and Related Projects in Math and Computer Science Popularization, pages 398–456. Springer Berlin Heidelberg, Berlin, Heidelberg.

Camargo, M. S., Rehem, C. M., Rauh, Y. M., dos Santos Rosa, D., Leal, M. C., Magrone, E., and de Almeida Filho, N. (2010). Referenciais orientadores para os bacharelados interdisciplinares e similares.

Cohoon, J. M. and Aspray, W., editors (2006). Women and Information Technology: Research on Underrepresentation, volume 1. The MIT Press, 1 edition.

Ferreira, K., Barbosa, G., and Albuquerque, S. (2019). Uma iniciativa para apoiar e empoderar alunas de ensino técnico e de graduação em computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 104–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Franzoia, F., Pires, F., and Pessoa, M. (2019). Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 199–203, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Grossi, M., Borja, S., Lopes, A., and Andalecio, A. (2016). As mulheres praticando ciência no brasil. Revista Estudos Feministas, 24(1):11–30.

Junior, W., Santos, L., Manzano, A., Ângela Farias, Souza, T., Badji, I., Prietch, S., and Resmini, R. (2019). Techno girls: oficinas de programação de jogos para estudantes de escolas publicas. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 11–20, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de tecnologia da informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 69–78, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernandez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., and Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for all. Commun. ACM, 52:60–67.

Santos, C. M. (2018). Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Lucas Almeida; ROCHA, Queilane da Conceição; OLIVEIRA, Amanda Vilas Boas; DOS SANTOS, Yasmin Solrac Ribeiro; SANTOS, Felipe de Melo ; DA SILVA, Guilherme Gonçalves; MACHADO, Érica Pereira. Chica bytes: Uma oficina de Introdução a Computação no Curso de Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 179-183. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11290.