Colocando as cartas na mesa: apresentando as Mulheres na Ciência por meio de um jogo

Resumo


O presente trabalho apresenta a proposta da construção de um jogo com estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública por meio do Design Participativo. Este jogo abordará a contribuição das mulheres para a Ciência com o objetivo de proporcionar discussões sobre esta temática e buscar mudanças na percepção de jovens. O jogo que será criado a partir desta proposta poderá ser utilizado em diferentes contextos.

Palavras-chave: Mulheres na Ciência, Jogo, Design Participativo

Referências

Almeida C., Lopes, P T. C. e Dal-Farra R. (2013) “O lúdico como prática pedagógica no ensino de ciências: jogo didático sobre o sistema esquelético” In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC), Águas de Lindóia, SP.

Brasil, Governo do. 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Centro Gráfico. Braz, L., Ramos, E., Benedetti M. L. e Hornung, H. (2016) “Design de tecnologia e educação inclusiva: explorando o espaço do problema”. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), Uberlândia, MG.

Brito, C., Pavani, D. e Lima Jr, P. (2015) “Meninas na ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de ciência e tecnologia”. Gênero, Niterói, v. 16, n. 1, p. 33-50. http://www.periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31223/18312.

Caseira, F. F. e Magalhães, J. C. (2017) “Meninas em carreiras de ciência e tecnologia: investigando alguns programas brasileiros”. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, Florianópolis.

Falcão, T. P., Oliveira, G. S., Peres, F. M. A. e Morais, D. C. S. (2017) “Design Participativo de Jogos Educacionais na Comunidade de Prática do Projeto DEMULTS”. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE, 2017), Recife, PE.

Figueiredo, K., Santos, J. (2016) "Computasseia: destacando a participação feminina na História da Computação", In: X Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre, RS.

Flores, G. L. M., Crestani, A. V., Bauer, R. e Mombach, J. (2017) “Design Participativo no Ensino Médio: Desenvolvimento de um Jogo Auxiliar ao Processo de Ensino”. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), Recife, PE.

Francisco, A. F. (2019) “Investigação sobre a questão da visibilidade das heroínas negras brasileiras na educação e nos jogos de mesa”. Dissertação (Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação) - Centro Universitário Carioca, Rio de Janeiro.

Lazarini, A. B., Sampaio, C. P., Gonçalves, V. S.; Nascimento, É. R. F., Pereira, F. M. V. e França, V. V. (2018) “Mulheres na Ciência: papel da educação sem desigualdade de gênero”. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v.14, n.2, p.188-194.

Muller, M. J., Haslwanter, J. H. e Dayton, T. (1997) “Participatory Practices in the Software Lifecycle”. In: Helander, M.; Landauer, T. K.; Prabhu, P. (eds.) Handbook of Human-Computer Interaction, Elsevier Science, 2 ed., p. 255-297.

Nogueira, Maria José, Barcelos, Samuel, Barros, Héliton, & Schall, Virgínia Torres. (2011). “Criação compartilhada de um jogo: um instrumento para o diálogo sobre sexualidade desenvolvido com adolescentes”. Ciência & Educação, Bauru, 17(4), 941-956.

Prenky, M. (2012) “Aprendizagem baseada em jogos digitais”. São Paulo: Editora Senac, São Paulo.

Ribeiro, H. G., Carli, I. C. S., Lima, M. F. W. P., Paiva, S. C. M. e Luciano, N. A. (2016) “Trazendo meninas para a computação”. In: 10º Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre, RS.

Ribeiro, K. S. F. M. (2020) “Gênero, Tecnologia e Formação: o Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática”. 2020. 264 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT.

Rocha, H. V. e Baranauskas, M. C. C. (2000) “Design e avaliação de interfaces humano-computador”, São Paulo: Escola de Computação - Ime USO.

Scott, J. W. (1995) “Gênero: Uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade. (s.l.), v. 20, n. 2, p. 71-99.

Souza, P. S. S. e Mombach, J. (2016) “Ensino de programação para crianças através de práticas colaborativas nas escolas.” V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), Uberlândia, MG.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ANGELI, Suzany; GASPARINI, Isabela; BIM, Sílvia Amélia. Colocando as cartas na mesa: apresentando as Mulheres na Ciência por meio de um jogo. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 184-188. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11291.