Competições de programação para meninas do ensino médio: Afinal, era apenas uma questão de propósito!
Resumo
Este trabalho investiga o quanto o perfil de competições de programação voltadas para meninas do ensino médio/técnico influencia na motivação das mesmas em competir. Para isso, foram coletados dados de participações em 4 competições, no triênio 2017-2019, sendo 2 tradicionais maratonas de programação e 2 com foco em empreendedorismo e tecnologia. Para a amostra considerada, observada por meio de parâmetros tais como curso de origem e participações totais no triênio, os resultados mostraram que as meninas têm mais interesse em participar das competições de empreendedorismo e tecnologia aplicada.
Referências
Ridel, D., Tridico, S., Branco, L. H. C., Maldonado, J. C., and Branco, K. C. (2018). Technovation hackday @ icmc-usp um instrumento de difusão e articulação de meninas na computação. In 12 o Women in Information Technology (WIT 2018), volume 12, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santiago, S. and Andrade, C. R. d. (2018). Iniciativas de inserção de mulheres no mercado de tecnologia da informação: Análise das experiências de participantes brasileiros do desafio technovation. In 12 o Women in Information Technology (WIT 2018), volume 12, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, J. B. d., Braga, R. B., and Oliveira, C. T. (2018). Estratégias para permanência e êxito de estudantes mulheres em cursos superiores de tecnologia da informação e comunicação. In 12 o Women in Information Technology (WIT 2018), volume 12, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.