Computação e linguagem: uma nova abordagem para aproximar meninas em idade escolar das áreas STEM

Resumo


Alinhada com a Agenda 2030 da ONU, a sociedade civil organizada tem envidado esforços para a diminuição das desigualdades de gênero nos cursos e carreiras das áreas STEM. Este trabalho apresenta uma abordagem linguística para introdução à Computação no Ensino Básico tirando partido do estereótipo de gênero de que mulheres são mais interessadas em cursos das Ciências Humanas e Sociais. Os resultados preliminares mostram que mesmo as estudantes sem interesse prévio em ingressar na Computação no Ensino Superior mostraram-se interessadas na execução das atividades propostas.

Palavras-chave: Estereótipos de gênero, educação em computação, educação de mulheres

Referências

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2015). Computer Science Unplugged. Google Inc., 3 edition.

Brito, A. F. (2016). Gênero na escola: educação de meninos X educação de meninas. CCCSS Contribuciones a las Ciencias Sociales.

Cardoso, M. A. and Queiroz, S. L. (2019). As contribuições da neurociência para a educação e a formação de professores: um diálogo necessário. Cadernos da Pedagogia, 12(24):30–47.

Moreno, M. (1999). Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. Editora da Unicamp, Campinas.

O’Dea, R. E., Lagisz, M., Jennions, M. D., and Nakagawa, S. (2018). Gender differences in individual variation in academic grades fail to fit expected patterns for STEM. Nature Communications, 9(3777).

Romero, E. (1994). A educação física a serviço da ideologia sexista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 15(3):226–234.

Sampaio, C. E. M. et al. (2019). Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2017. DEED/INEP, Brasília, DF.

Silva, J. A. (2017). Aprendizagens relacionadas aos estereótipos de gênero na educação infantil. Revista Educação, 12(1):60–73.

UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matem ática (STEM). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Brasília, DF.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Ana Paula Lüdtke; LUCCHESE, Márcia Maria. Computação e linguagem: uma nova abordagem para aproximar meninas em idade escolar das áreas STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 194-198. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11293.