Design Thinking: oficinas para inovação e empoderamento feminino
Resumo
Em tempos de revolução tecnológica, em que, a cada dia, novas ferramentas surgem para solucionar demandas da humanidade e estipular novas tendências, as lutas sociais também precisam acompanhar a evolução. A inovação e tecnologia trazem oportunidades revolucionárias, mas a representação feminina ainda é insuficiente nas áreas da ciência e tecnologia. O Design Thinking é uma abordagem para inovação que sugere ferramentas para integrar o entendimento sobre as necessidades das pessoas ao design de tecnologias inovadoras. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência com a condução de oficinas de Design Thinking para a criação de soluções tecnológicas inovadoras para empoderar mulheres. A metodologia adotada envolveu a realização da oficina proposta em três eventos de tecnologia onde cada oficina abordou um tema relacionado ao protagonismo feminino.
Referências
Louzada, C. S., Gomes, W. F., Nunes, M. A. S. N., Salgueiro, E. M., Andrade, B. T., & Lima, P. (2014). Um mapeamento das publicações sobre o ingresso das mulheres na computação. In CLEI 2014: Conferência Latino-americana em Informática-VI Congresso da Mulher Latino-americana na Computação. Montevidéu (p. 16).
ONU Mulheres Brasil.“Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”.Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/. Acesso em :12 de março de 2020.
Pagani,T. (2018). Design Thinking. Senac, São Paulo.
Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., & Russo, B. (2012). Design Thinking: Inovação em Negócios, MJV Press, Rio de Janeiro.