El@s programam para el@s: desenvolvimento de um app como uma ferramenta de defesa a mais para as mulheres

Resumo


Este trabalho aborda uma ação multidisciplinar de parceria entre computação e direitos digitais e das mulheres, envolvendo a OAB-AM e a UFAM, através do projeto Cunhantã Digital, para o desenvolvimento de um aplicativo para telefone celular gratuito e de fácil uso, para ser mais uma forma de defesa para as mulheres em situação de possível perigo ou mesmo em perigo real. O app SOS El@s envia mensagem de SMS e outras informações a contatos de confiança, bem como abre chamada para a polícia automaticamente, isto apenas usando botões externos do aparelho de celular. Foi formada uma equipe mista de desenvolvedores, com ênfase na participação de mulheres mas contando com alunos homens também, de 03 cursos de graduação em Computação da UFAM. A empreitada foi desafiadora em vários aspectos, mas bem sucedida e o aplicativo na versão Beta está disponível para uso.

Palavras-chave: ciência e tecnologia, desenvolvimento de aplicativos, mulheres na computação, mulheres em STEAM, violência contra a mulher

Referências

FBSP (2018). Anuário brasileiro de segurança pública. Acesso em 28 abril 2020. ´

Maciel, C. and Bim, S. A. (2017). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio.

ONUBR (2018). Violência contra as mulheres e ‘pandemia global’, diz chefe da onu. https://nacoesunidas.org/violencia-contra-as-mulheres-e-pandemia-global-diz-chefe-da-onu/Acesso em 28 abril 2020.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE FREITAS, Rosiane; SOUZA, Bruna Mariana ; MAGALHÃES, Juliana; CONCEIÇÃO, Júlia Luiza. El@s programam para el@s: desenvolvimento de um app como uma ferramenta de defesa a mais para as mulheres. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 209-213. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11296.