Ensinando História da Computação com foco no protagonismo das mulheres com jogo Computasseia: Um relato de experiência com ingressantes de Engenharia de Software e Ciência da Computação

Resumo


Estratégias para potencializar a representatividade feminina em diversos contextos vêm sendo realizadas com o intuito de reduzir o preconceito sobre a atuação de mulheres na Ciência e Tecnologia. Este artigo relata uma experiência com o jogo Computasseia para divulgar o protagonismo das mulheres na Computação para estudantes ingressantes de cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Os resultados indicaram que o jogo contribuiu para o aumento sobre a percepção de aprendizado sobre as personalidades femininas da Computação após o uso do jogo.

Palavras-chave: História da Computação, Computasseia, Jogo não-digital, Mulheres na Computação

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Publicado
30/06/2020
PINHEIRO, Valéria Maria; ALENCAR, Ana Iza ; CASTELO BRANCO, Karina ; FIORI, Maria Victória; MARQUES, Anna Beatriz. Ensinando História da Computação com foco no protagonismo das mulheres com jogo Computasseia: Um relato de experiência com ingressantes de Engenharia de Software e Ciência da Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 214-218. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11297.