ForGirls: incentivando meninas para a área de exatas através da metodologia STEM

  • Ialy C. Sousa IFPB
  • Lílian H. Teixeira IFPB
  • Jerry A. Souza IFPB
  • Moacy P. Silva IFPB
  • Mary Karlla A. Guimarães IFPB
  • Iana Daya C. F. Passos IFPB

Resumo


O incentivo à participação feminina na área da STEM vem crescendo, porém ainda é modesta. Desse modo, o objetivo desse artigo é apresentar o projeto que destina-se à despertar o interesse vocacional e promover o acesso de estudantes do sexo feminino do ensino fundamental de escolas públicas à metodologia STEM. O método adotado envolveu um estudo de campo, onde são ministradas aulas expositivas com a realização de experimentos que estimulam o aprendizado e a fixação do conteúdo, trazendo uma integração e desenvolvimento maior para as meninas nos seus primeiros anos escolares.

Palavras-chave: STEM, Meninas, Ciências exatas

Referências

BRITO, G. S; Purificação, I. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2006.

INEP. Ministério da educação. Censo da educação superior: resumo técnico. Brasília-DF, 2019.

ISAACSON, S. FRIEDLANDER, L. MEGED, C. HAVIVI, S. ZADA, A. L. C. RONAY, I. MAMAN, S. BLUMBERG, D. G. She space: A multi-disciplinary, project based learning program for high school girls. Acta Astronautica, 2019.

LUISA, I. Katherine Johnson fez muito mais que ajudar o homem a chegar à lua. 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/katherine-johnson-fez-muito-mais que-ajudar-o-homem-a-chegar-a-lua/ - acesso em 24 out. 2019.

PROGRAMARIA. O que tirou as mulheres da tecnologia? Comunidade Programaria. 2015. Disponível em: https://www.programaria.org/o-que-tirou-as-mulheres-da-tecnologia/ - acesso em 18 fev. 2020.

SANTOS, C. M. Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Jornal da USP. São Paulo- SP, 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/ - acesso em 18 fev. 2020.

SERÉ, M. G. COELHO, S. M. NUNERS, A. D. O papel da experimentação no Ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis – SC. v. 20, n.1, p.31-42, 2003.

TAKE. A volta das mulheres na computação. Take blog. 2019. Disponível em: https://take.net/blog/4devs/a-volta-das-mulheres-na-computacao/ - acesso em 18 fev. 2020.
Publicado
30/06/2020
SOUSA, Ialy C.; TEIXEIRA, Lílian H.; SOUZA, Jerry A.; SILVA, Moacy P.; GUIMARÃES, Mary Karlla A.; PASSOS, Iana Daya C. F.. ForGirls: incentivando meninas para a área de exatas através da metodologia STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 224-228. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11299.