Heroínas Digitais: Um relato de experiência com meninas do ensino fundamental

  • Emely V. V. Albernaz Lopes UFGD
  • Valguima V. Viana Aguiar Odakura UFGD

Resumo


Neste trabalho é relatado a experiência das oficinas realizadas no ano de 2019 para meninas do ensino fundamental, cujo o objetivo foi abordar a representação de mulheres na área da ciência, principalmente da tecnologia, e conceitos que permitem a reflexão da equidade de gênero na sociedade. Haja vista que, há necessidade de muitas iniciativas que descaracterizem a desigualdade de gênero, dado que é um dos objetivos da ONU a ser cumprido até 2030, o projeto Heroínas Digitais promoveu ações coordenadas com oficinas de ensino à utilização de ferramentas Web 2.0 e programação em blocos, a fim de incentivar diálogos e reflexões, exercitando o pensamento crítico.

Palavras-chave: equidade de gênero, relato de experiência, ensino fundamental

Referências

das Nações Unidas (ONU), O. (2015). Objetivo 5. alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods5/ acessado em 14/05/2020.

Maciel, C. and Bim, S. A. (2017). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, pages 327–336.

Prates, M. I. R. N. (2014). Educação para a igualdade de género: um estudo de caso numa instituição de educação de infância. PhD thesis, Instituto Politécnico de Portalegre.

Saccol, A., Castanho, C., Silva, E., Spies, E., and Alves, V. (2019). Gurias digitais: Inclusõo de meninas na área de ti. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 194–198. SBC.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Emely V. V. Albernaz; ODAKURA, Valguima V. Viana Aguiar. Heroínas Digitais: Um relato de experiência com meninas do ensino fundamental. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 229-233. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11300.