Heroínas Digitais: Um relato de experiência com meninas do ensino fundamental

  • Emely V. V. Albernaz Lopes UFGD
  • Valguima V. Viana Aguiar Odakura UFGD

Resumo


Neste trabalho é relatado a experiência das oficinas realizadas no ano de 2019 para meninas do ensino fundamental, cujo o objetivo foi abordar a representação de mulheres na área da ciência, principalmente da tecnologia, e conceitos que permitem a reflexão da equidade de gênero na sociedade. Haja vista que, há necessidade de muitas iniciativas que descaracterizem a desigualdade de gênero, dado que é um dos objetivos da ONU a ser cumprido até 2030, o projeto Heroínas Digitais promoveu ações coordenadas com oficinas de ensino à utilização de ferramentas Web 2.0 e programação em blocos, a fim de incentivar diálogos e reflexões, exercitando o pensamento crítico.

Palavras-chave: equidade de gênero, relato de experiência, ensino fundamental

Referências

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Publicado
30/06/2020
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LOPES, Emely V. V. Albernaz; ODAKURA, Valguima V. Viana Aguiar. Heroínas Digitais: Um relato de experiência com meninas do ensino fundamental. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 229-233. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11300.