Introdução à lógica de programação no ensino fundamental: uma análise da experiência de alunas com Code.org
Resumo
Pensamento computacional e o raciocínio lógico aumentam a capacidade de deduções e resoluções de problemas, sendo importante o seu aprendizado nos primeiros anos escolares. Esse fato, motivou a experiência de introdução de conceitos de lógica de programação no ensino fundamental. Para isso apresenta-se uma experiência com a plataforma Code.org com 91 estudantes, sendo 45 meninas, dos anos finais do ensino fundamental (6º e 7º ano). Neste artigo, focaremos na análise da experiência do uso da plataforma do ponto de vista das alunas. O objetivo da experiência foi apresentar comandos básicos de programação,oferecendo aos estudantes mecanismos para a resolução de desafios. A experiência utilizou um questionário fornecido pelo modelo MEEGA+ KIDS.
Referências
De Holanda, M. T., Mourão, R., Ramos, G. N., de Araújo, A. P. F., & Walter, M. E. T. (2017). Uma pesquisa com alunas do ensino fundamental e médio sobre os cursos da Área de computação. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
De Oliveira, E. R., Santos, N. V., & de Almeida, D. A. G. (2018). Computação Para Todos na Escola: Relato de Experiência com alunas. In X Congreso de la Mujer Latinoamericana en Computación (LAWCC), Sao Paulo, Brazil.
Fiori, M., Rocha, M., & Marques, A. (2019). Uma experiência de aprendizagem de lógica de programação com Code. org no ensino médio: uma análise por gênero sobre a percepção dos estudantes. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 124-128). SBC.
Freitas, M., & Morais, P. (2019). Possibilidade de desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio do CODE. ORG: aplicado ao Ensino Fundamental (anos iniciais). In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 1219).
Gresse von Wangenheim, Christiane & Petri, Giani & Borgatto, Adriano. (2018). MEEGA+KIDS: A Model for the Evaluation of Educational Games for Computing Education in Secondary School. Relatório Técnico.