Introdução à lógica de programação no ensino fundamental: uma análise da experiência de alunas com Code.org

Resumo


Pensamento computacional e o raciocínio lógico aumentam a capacidade de deduções e resoluções de problemas, sendo importante o seu aprendizado nos primeiros anos escolares. Esse fato, motivou a experiência de introdução de conceitos de lógica de programação no ensino fundamental. Para isso apresenta-se uma experiência com a plataforma Code.org com 91 estudantes, sendo 45 meninas, dos anos finais do ensino fundamental (6º e 7º ano). Neste artigo, focaremos na análise da experiência do uso da plataforma do ponto de vista das alunas. O objetivo da experiência foi apresentar comandos básicos de programação,oferecendo aos estudantes mecanismos para a resolução de desafios. A experiência utilizou um questionário fornecido pelo modelo MEEGA+ KIDS.

Palavras-chave: Ensino fundamental, alunas, Code.org, lógica de programação

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Publicado
30/06/2020
FIORI, Maria Victoria Soares; ROCHA, Marina da Silva; BRANCO, Karina Castelo; MARQUES, Anna Beatriz Rosangela. Introdução à lógica de programação no ensino fundamental: uma análise da experiência de alunas com Code.org. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 234-238. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11301.