Onde estão as mulheres nessa história? Uma oficina sobre representatividade feminina nas ciências.
Resumo
O presente trabalho constitui um relato de experiência pedagógica, de oficina de construção de linha do tempo de mulheres na história da Ciência. O objetivo da oficina é recontar a história com a participação feminina, e dessa forma trazer representatividade para áreas tidas muitas vezes como masculinas. Para o desenvolvimento dessa atividade foram pesquisadas oito mulheres das três grandes áreas das ciências: humanas, exatas e biológicas. Com duração de 1h30 minutos, a ação contou com a participação de alunos do ensino médio técnico, em prol da identificação e re(conhecimento) de figuras femininas obliteradas na historiografia.
Referências
Cunha, M. B., Peres, O. M. R., Giordan, M., Bertoldo, R. R., Quadros Marques, G., & Duncke, A. C. (2014). As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educación química, 25(4), 407-417.
Favilli, E. Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes. São Paulo: Vergara & Riba Editoras, 2017.
Júnior, W., Santos, L., Manzano, A., Farias, ., Souza, T., Badji, I., Prietch, S., & Resmini, R. (2019). Techno Girls: oficinas de programação de jogos para estudantes de escolas públicas. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 11-20). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2019.6708.
Maia, M. M. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, (46), 223-244.
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). 2020. UNESCO Celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-celebra-o-dia-internacional-das- mulheres-e-meninas-na-ciencia. Acesso em: 06/03/2020.
Salgado, L., Cappelli, C., & Avelino, M. (2017). Oficina de Re(design) da Interação do Whatsapp para alunas da rede municipal de Petrópolis. In Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2017.3399.
Soares, C. N., Leite, L. L., de Araújo, A. P. F., & Holanda, M. (2018). Mulheres de Ferro: Relato de Prática Utilizando Arduíno com Alunas do Ensino Médio em uma Escola Pública. In Anais do XII Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2018.3383.