Perfil dos Egressos de Computação do Interior da Amazônia no Mercado de Trabalho

  • Luiz Henrique C. Nunes UFOPA
  • Josivan R. Reis UFOPA
  • Carla M. Paxiúba UFOPA
  • Márcio J. M. Ponte UFOPA
  • Mariana W. B. Nascimento IFPA
  • Roberto P. Nascimento UFOPA

Resumo


Conhecer o perfil dos egressos de computação no Brasil é uma necessidade e também um desafio. Dessa forma, este trabalho visa levantar dados sobre os egressos de computação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Oeste do Pará (Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA) e apresentar o perfil desses egressos desde o primeiro curso de tecnologia da região, Tecnólogo em Processamento de Dados (TPD), até os cursos vigentes. O estudo foi realizado através do método de Survey de pesquisa quantitativa, utilizando questionário. O artigo apresenta ainda um recorte dos ingressos por gênero.

Palavras-chave: Perfil dos egressos, computação, interior da Amazônia

Referências

Castro, B. G. (2013). Afogados em contratos: o impacto da flexibilização do trabalho nas trajetórias dos profissionais de TI. Tese (doutorado no instituto de filosofia e ciências humanas), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Drehmer, R. (2017). Por que as mulheres ainda são minoria na área de TI? Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/trabalho/por-que-as-mulheres-ainda-sao-minoria-na-area-de-ti/. Acessado em Março de 2020.

Figueiredo, K. S., Azevedo, J. K. N., Azevedo, J. G., Santos, K. A. A., Gomes, R. S. R.,

Ventura, T. M., and Maciel, C. (2018). Perfil dos Egressos e Egressas de Computação de Mato Grosso no Mercado de Trabalho. In IX Computer on the Beach, volume 9, pages 297–306.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Luiz Henrique C.; REIS, Josivan R.; PAXIÚBA, Carla M.; PONTE, Márcio J. M.; NASCIMENTO, Mariana W. B.; NASCIMENTO, Roberto P.. Perfil dos Egressos de Computação do Interior da Amazônia no Mercado de Trabalho. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 254-258. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11305.