Projeto Meninas na Computação - UNIFAP: relato de experiência e desafios
Resumo
O Meninas na Computação é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá e tem por objetivo tanto incentivar o público feminino ao interesse pela área da computação, como também apresentar e discutir os desafios enfrentados por mulheres em áreas que possuem a atuação majoritariamente do sexo masculino. Neste artigo, apresentaremos as estratégias utilizadas para as ações realizadas ao logo do ano de 2019, focadas principalmente na criação de um espaço que permita dar voz àquelas que não se sentem representadas no meio que frequentam e de ações lúdicas para alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Apresentaremos um relato das principais ações, bem como os desafios enfrentados.
Referências
Perrot, M. (2005). As mulheres e os silêncios da história. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2005. Tradução Viviane Ribeiro.
Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hern ́andez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., et al. (2009). Scratch: programming for all. Communications of the ACM, 52(11):60–67.
Rodrigues, S., Aranha, E., and Silva, T. R. (2018). Computação desplugada no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), volume 29, page 417.
Sáinz Ibáñez, M., Fàbregues Feijóo, S., Rodó de Zárate, M., Martínez Cantos, J. L., Arroyo Prieto, L., and Romano Serrano, M. J. (2018). Gendered motivations to pursue male-dominated stem careers among spanish young people: A qualitative study. Journal of Career Development.
Whitmarsh, L., Brown, D., Cooper, J., Hawkins-Rodgers, Y., and Wentworth, D. K. (2007). Choices and challenges: A qualitative exploration of professional women’s career patterns. The Career Development Quarterly, 55(3):225–236.