TIChers - conscientização e formação de docentes da Educação Básica por mais mulheres na Computação

Resumo


Este artigo apresenta o projeto TIChers que realiza ações de conscientização e formação de docentes da Educação Básica para aumentar a representatividade de mulheres na área de Computação. A estratégia de trabalhar diretamente com docentes ainda é incipiente no contexto brasileiro. Entretanto, vários estudos sinalizam a influência das experiências na Educação Básica na escolha de uma carreira profissional. Os resultados preliminares já se revelam promissores na perspectiva de gerar autoconfiança em docentes para abordar temas de Computação com suas turmas.

Palavras-chave: educação básica, formação de professores, mulheres na computação

Referências

Bell, T., Witten, I., e Fellows, M. (2011) “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador.” Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em 12/05/2020

Berardi, R. C. G., Kozievitch, N., Bim, S. A. e Auceli, P. (2019) “Oficina de Banco de Dados com Aprendizado Cinestésico para Meninas do Ensino Médio”. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 345).

Graeff, R. V., Patias, N. D. (2018) “Orientação profissional em uma escola privada: experiência de estágio.” Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v.10, n. 1, p. 175-186, ISSN 2175-5027.

Maciel, C., Bim, S. A., e Figueiredo, K. da S. (2018). “Digital girls program: disseminating computer science to girls in Brazil.” In Proceedings of the 1st International Workshop on Gender Equality in Software Engineering, pages 29–32.

Ribeiro, K. da S. F. M. (2020b) “Gênero, Tecnologia e Formação: o desenvolvimento da carreira de estudantes do ensino médio integrado em Informática.” Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Instituto de Educação. Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá - MT.

Ribeirto, L. (2019). Ensino de computação na Educação Básica – as diretrizes da SBC. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, n.41, p. 6–9.

Rodrigues, R. F., Bim, S. A., Maciel, C., Pires, F. G., Lobo, M. M., Pessoa, L., Rangel, J., Pereira, K.S., Bernardo, J.R. “Circuit of Computer Science Unplugged activities based on the life of Ada Lovelace.” In: XI LAWCC at CLEI 2019, 2019, Panamá. Proceedings LAWCC, 2019.

Siqueira, I. C. P. (2019) “Por que precisamos de Computação na Educação Básica? Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, n. 41, p. 19 - 21.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BIM, Sílvia Amélia; BERARDI, Rita C. G.. TIChers - conscientização e formação de docentes da Educação Básica por mais mulheres na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 269-273. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11308.