Um Estudo sobre as Dificuldades de Inserção de Meninas na Computação
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa científica realizada com estudantes concluintes do ensino médio que buscou entender as razões que levam meninas a não escolherem cursos superiores na área de computação. O estudo apontou que os meninos levam vantagem em conhecimentos básicos sobre computação e sugere que a origem do desinteresse feminino pela área pode estar associada, entre outros fatores, à falta de estímulos oriundos da família e da escola.
Referências
FRIGO, L. B., MACIEL, C. Programa Meninas Digitais: Inspirando a Nova Geração. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre/RS, n. 41, p. 26-29, 2019. Disponível em: [http://www.sbc.org.br/images/flippingbook/computacaobrasil/computa_41/pdf/CompBrasil_41.pdf]. Acesso em: 16 jun. 2020.
INEP. Censo de Educação Superior 2017. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: [http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file] Acesso em: 16 abr. 2019.
NUNES, D. J. Educação Superior em Computação, Estatísticas 2017. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Disponível em: [ http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1200-pdf-png-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2017]. Acesso em: 19 abr. 2019.