Utilizando Oficinas Educacionais de Empoderamento Feminino para Inclusão Digital e Social de Estudantes do Ensino Médio

  • Maria Roselene A. Lima UFPA
  • Geisiane S. Matos UFPA
  • Sara M. Silva UFPA
  • Fabíola Pantoja O. Araújo UFPA
  • Yomara Pinheiro Pires UFPA

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o uso de tecnologias da informação e comunicação como um meio de empoderamento feminino, para despertar, em meninas do ensino médio, o desejo de conhecer mais sobre áreas da computação. A avaliação foi realizada de dados extraídos de questionários, aplicados durante a execução das oficinas. Como resultado foi identificado a satisfação das alunas participantes e o desejo de aprender mais sobre computação e suas tecnologias, com nível de aceitação em 85%.

Palavras-chave: empoderamento, computação, tecnologia da informação

Referências

Aplicativo Pic-Pac stop motion. Disponível em [https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.picpac&hl=pt_BR/]. Acesso em março, 2020.

Grossi, Márcia G. R. et al (2016). As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Femininos. Florianópolis. Vol.24 no.1, 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua - PNAD (2018). Disponível em: [http://. ibge.gov.br]. Acesso em março, 2020.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP. (2019). Disponível em: [http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio]. Acesso em março, 2020.

Mombach, Jaline, et al. "Práticas de Criação de Aplicativos Móveis como Estratégia para o Empoderamento Feminino." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 24. No. 1. 2018.

ONU Brasil (2015). Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: [https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/]. Acesso em 11 de março de 2020.

J. L. Paula; A. L. S. Henrique. O uso do stop-motion como prática pedagógica no ensino de geografia no contexto do EMI. Revista HOLOS. Rio Grande do Norte. Ano 33, Vol. 03, 2017.

Programa Meninas Digitais. (2019). Disponível em:[http://meninas.sbc.org.br/]. Acesso em março, 2020.

Santana, Thalia S., et al. "A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação." Anais do XI Women in Information Technology. SBC, 2017.
Publicado
30/06/2020
LIMA, Maria Roselene A.; MATOS, Geisiane S. ; SILVA, Sara M. ; ARAÚJO, Fabíola Pantoja O. ; PIRES, Yomara Pinheiro. Utilizando Oficinas Educacionais de Empoderamento Feminino para Inclusão Digital e Social de Estudantes do Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 284-288. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11311.