Utilizando Oficinas Educacionais de Empoderamento Feminino para Inclusão Digital e Social de Estudantes do Ensino Médio
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o uso de tecnologias da informação e comunicação como um meio de empoderamento feminino, para despertar, em meninas do ensino médio, o desejo de conhecer mais sobre áreas da computação. A avaliação foi realizada de dados extraídos de questionários, aplicados durante a execução das oficinas. Como resultado foi identificado a satisfação das alunas participantes e o desejo de aprender mais sobre computação e suas tecnologias, com nível de aceitação em 85%.
Referências
Grossi, Márcia G. R. et al (2016). As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Femininos. Florianópolis. Vol.24 no.1, 2016.
Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua - PNAD (2018). Disponível em: [http://. ibge.gov.br]. Acesso em março, 2020.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP. (2019). Disponível em: [http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio]. Acesso em março, 2020.
Mombach, Jaline, et al. "Práticas de Criação de Aplicativos Móveis como Estratégia para o Empoderamento Feminino." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 24. No. 1. 2018.
ONU Brasil (2015). Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: [https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/]. Acesso em 11 de março de 2020.
J. L. Paula; A. L. S. Henrique. O uso do stop-motion como prática pedagógica no ensino de geografia no contexto do EMI. Revista HOLOS. Rio Grande do Norte. Ano 33, Vol. 03, 2017.
Programa Meninas Digitais. (2019). Disponível em:[http://meninas.sbc.org.br/]. Acesso em março, 2020.
Santana, Thalia S., et al. "A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação." Anais do XI Women in Information Technology. SBC, 2017.