Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG

  • Beatriz A. de Miranda UFCG
  • Marcella M. S. C. de Almeida UFCG
  • Ivyna R. S. Alves UFCG
  • Lívia M. R. S. Campos UFCG

Resumo


Apesar de sua importância histórica para o desenvolvimento da Ciência da Computação, as mulheres ainda têm uma baixa participação nos cursos de graduação da área. A fim de entender se e como essas números se aplicam ao curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, foi realizada uma análise descritiva dos dados acadêmicos fornecidos pela instituição. A partir dessa análise foi possível traçar um perfil do corpo discente feminino e compreender aspectos relacionados a taxa de ingresso, conclusão, evasão, sucesso e desempenho nas disciplinas com maior retensão no curso a partir da perspectiva de gênero, de a forma a entender se o sexo é um fator determinante para o sucesso no curso.
Palavras-chave: Mulheres na Computação, Ciência da Computação, Análise de dados.

Referências

Elas@Computação (2020a).Elas@computação ufcg. https://elas.computacao.ufcg.edu.br/. Acesso em: 16/04/21.

Elas@Computação (2020b). Raio-x, resgate histórico das mulheres de computação@ufcg. https://elas.computacao.ufcg.edu.br/raio-x/. Acesso em: 16/04/21.

Fisher, J. M. A. (2002). Unlocking the Clubhouse: Women in Computing. MIT Press.

Maia, M. M. (2016). Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. cadernos pagu, (46): 223–244.

Marinho, Gisele; Fagundes, S. A. C. (2019). Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de informática da rede federal de educação tecnológica e do cefet/rj campus nova friburgo. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 21–30. SBC.

Menezes, Suzy KamyllaLima de Oliveira; Santos, M. F. d. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na área – uma revisão sistemáticada literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29(1): 456–484.

Ministério da Educação (2012). Lei de cotas para o ensino superior. http://portal.mec.gov.br/cotas/legislacao.html. Acesso em: 16/04/21.

Nunes, F. C. (2020). Estudo exploratório sobre a evasão no curso de computação da ufcg: um olhar sobre a disciplina cálculo I. Master’s thesis, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Santos, L. R. G. B. I. S. F. C. N. (2019a). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 1–10, PortoAlegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, Elaine; Rocha, T. O. F. B. V. S. C. (2019b). Analyzing the gender gap in computing through the thoughts of the brazilian community. In 2019 IEEE Global Engineering Education Conference, pages 117–122.

Santos da Silva, Samira; de Meireles, S. P. (2020). Carência de mulheres na computação: Um estudo sobre a relação entre incentivo x desinformação. In LAWCC@CLEI 2020, pages 128–139.

Silva, Mônica Sousa; Silva, A. S. B. S. R. (2017). A participação feminina nos cursos decomputação do estado do Pará: avanços e desafios. In Colloquium Exactarum. ISSN:2178-8332, volume 9, pages 01–13.

Teixeira, Adriano; Posser, C. V. (2016). Mulheres que aprendem informática: Um estudo de gênero na área de TI. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 707.
Publicado
18/07/2021
MIRANDA, Beatriz A. de; ALMEIDA, Marcella M. S. C. de; ALVES, Ivyna R. S.; CAMPOS, Lívia M. R. S.. Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-20. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15837.