Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino

Resumo


Este artigo descreve uma experiência de Educação 5.0 que engajou universidades e escolas públicas de ensino fundamental e médio em ações e reflexões sobre a disparidade de gênero e a necessidade de aumentar a presença feminina nas áreas do STEAM. Os resultados vieram do compartilhamento de conhecimentos, espaços criativos e materiais didáticos, bem como da ampliação das ações de formação técnica e diálogo com a sociedade.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa interinstitucional, Educação 5.0, mulheres em STEAM, internet das coisas, robótica

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Publicado
18/07/2021
FLÔR, Daniela Eloise; CRUZ, Eduardo Henrique Molina da; POSSEBOM, Ayslan Trevizan; OLIVEIRA, Carla Santos de; MOREIRA, André Pinto; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; GUIMARÃES, Ana Paula Vieira; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz. Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 31-40. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15839.