Desempenho Acadêmico e o Ingresso no Curso Superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Resumo


Artigos mostram que a participação do público feminino nos cursos superiores e no mercado coorporativo na área de Computação vem diminuindo com o passar do tempo. Porém, no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, campus Hortolândia, notou-se maioria de estudantes do sexo feminino, o que motivou esta pesquisa. Este artigo faz uma análise das notas das alunas nas disciplinas práticas em relação ao núcleo de formação geral uma vez que a maioria das alunas disseram não ter interesse no curso ou na área do curso e avalia a diferença de desempenho entre as disciplinas e a área escolhida para o curso superior.
Palavras-chave: mulheres na computação, curso técnico integrado, análise de dados

Referências

BRASIL (2004). Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial [da] República do Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, p. 18.

ISACA (2017). Information Systems Audit And Control Association (2017). “The future tech workforce: breaking gender barriers”, http://www.isaca.org/info/2017-women-in-technology-survey/index.html [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].

INEP (2019). “Censo da educação superior”. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].

Marques, D. & Silva, A. C. Uma reflexão sobre a participação das mulheres em cursos de Informática do IFSP câmpus Hortolândia. XI Conference of Latin American Women in Computing (LAWCC). Cidade do Panamá. Setembro. 2019.

Moreira, J., Silva, R., & Carvalho, M. (2018). Cenários Prospectivos: Uma Visão do Futuro da Presença Feminina em Cursos de Ciência da Computação de uma Instituição de Ensino Superior. Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC.

Meninas (2021). Meninas Digitais. http://meninas.sbc.org.br/index.php/sobre/ [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].

PyLadies (2021). PyLadies Brasil. http://brasil.pyladies.com/about/ [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].

Techmakers (2021). Women Techmakers Brasil 2012. http://gxgbrasil.github.io/wtmbr/ [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].

USP (2018). “Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação?”. Jormal da USP. https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/ [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].

Women (2021). Women Who Code. In: https://www.womenwhocode.com/ [Online; Acessado em 30 de maio de 2021].
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Daniela; SILVA, André Constantino da; GUEDES, Gustavo Bartz; SANTOS JUNIOR, Carlos Roberto dos. Desempenho Acadêmico e o Ingresso no Curso Superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 51-60. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15841.