O papel das professoras no incentivo à carreira de Computação para meninas no Ensino Fundamental

  • Bruna Oenning Amador UTFPR
  • Patrícia Abe Turato UTFPR
  • Mayara Dal Vesco Hoger UTFPR
  • Lara Morgado da Silva Santos UTFPR
  • Silvia Amelia Bim UTFPR
  • Rita Cristina Galarraga Berardi UTFPR https://orcid.org/0000-0002-0281-8952

Resumo


Muitas ações têm sido realizadas com o intuito de atrair mais meninas para a Computação, que vão desde oficinas com alunas do ensino fundamental até ações para mantê-las nas universidades uma vez que elas escolhem essa carreira. No Brasil, considerando os mais de 100 projetos parceiros do Meninas Digitais, a grande maioria destes têm as estudantes como foco das ações. No entanto, projetos com foco nas professoras do Ensino Fundamental também podem ser aliados à causa. Para isso, essas professoras precisam conhecer mais sobre as carreiras na Computação, o que fazem os profissionais, qual o perfil de atividade e, assim, auxiliar na divulgação da área. Este artigo evidencia essa demanda por projetos que auxiliem as professoras, uma vez que foi possível identificar visões estereotipadas e lacunas, importantes em conceitos sobre a área de Computação como um todo.

Palavras-chave: Professoras, Ensino Fundamental, Carreira, Computação

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Publicado
18/07/2021
AMADOR, Bruna Oenning; TURATO, Patrícia Abe; HOGER, Mayara Dal Vesco; SANTOS, Lara Morgado da Silva; BIM, Silvia Amelia; BERARDI, Rita Cristina Galarraga. O papel das professoras no incentivo à carreira de Computação para meninas no Ensino Fundamental. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 131-140. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15849.