Uma Análise Regional sobre o Perfil de Estudantes Concluintes em cursos STEAM através do ENADE
Resumo
Visando investigar o perfil de estudantes concluintes de cursos nas áreas STEAM no estado do Amazonas, este artigo analisa dados socioeconômicos dos participantes do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nos anos de 2017 a 2019. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes ainda é masculina, que mulheres em sua maioria apresentavam características de vulnerabilidade econômica e a falta de representatividade quando o gênero foi associado à raça indígena. Além da permanência do estigma de gênero associado a motivação para escolha de curso quando comparada entre os homens e mulheres da amostra. Conclui-se que há a necessidade de realização de análises mais aprofundadas em determinados aspectos da pesquisa, como a interligação de dados do ensino básico, porém a análise feita neste artigo verificou a indispensabilidade de ações dentro de instituições de ensino superior que contribuam para a permanência de estudantes.
Palavras-chave:
ENADE, perfil, socioeconomico, concluintes, STEAM
Referências
Bergamaschi, Maria Aparecida; Doebber, Michele Barcelos; Brito, Patricia Oliveira. (2018). Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Rev. bras. Estud. pedagog. Brasília, v. 99, n. 251, p.37-53.
Carvalhaes, Flavio; Ribeiro, Carlos Antônio Costa. (2019) Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: Desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 31, n. 1.
Casagrande, Lindamir Salete; Souza, Ângela Maria Freire de Lima e. (2016). Para além do gênero: mulheres e homens em engenharias e licenciaturas. Estudos Feministas, Florianópolis. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p825.
Colombo, Daniel Gama e. (2018). Análise do Perfil dos Ingressantes de Cursos de Mestrado e Doutorado. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. http://dx.doi.org/10.24109/9788578630669.ceppe.v1a8.
Filho, Roberto Leal Lobo e Silva; Lobo, Maria Beatriz de Carvalho Melo; Chagas, Renata Lucia Cavalca Perrenoud; Chagas, Joselito Moreira. (2020). Evasão e Valor Agregado nas IES de Engenharia no Brasil.
Freitas, Bárbara Santos; Cosme, Luciana Balieiro; Nascimento, Mayara Assis. (2019). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) - Análise do Perfil das mulheres dos cursos da área de computação. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Montes Claros.
Geglio, Paulo César. (2018). Quem são os Estudantes da Carreira de Magistério?. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 53, p. 120-140.
Nasu, Vitor Hideo. (2020). Investigação Empírica Acerca da Relação entre Sexo e Desempenho Acadêmico na Educação Contábil. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, Brasil.
Tomás, M C. (2019). Percepções sobre a prova do ENADE sob a perspectiva de gênero e raça: uma análise dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, 2015.
Zucatelli, C. (2019). Perfil socioeconômico, motivações e aspirações profissionais de concluintes da área de Educação do ensino superior no Brasil, 2014. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Poços de Caldas-MG.
Carvalhaes, Flavio; Ribeiro, Carlos Antônio Costa. (2019) Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: Desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 31, n. 1.
Casagrande, Lindamir Salete; Souza, Ângela Maria Freire de Lima e. (2016). Para além do gênero: mulheres e homens em engenharias e licenciaturas. Estudos Feministas, Florianópolis. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p825.
Colombo, Daniel Gama e. (2018). Análise do Perfil dos Ingressantes de Cursos de Mestrado e Doutorado. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. http://dx.doi.org/10.24109/9788578630669.ceppe.v1a8.
Filho, Roberto Leal Lobo e Silva; Lobo, Maria Beatriz de Carvalho Melo; Chagas, Renata Lucia Cavalca Perrenoud; Chagas, Joselito Moreira. (2020). Evasão e Valor Agregado nas IES de Engenharia no Brasil.
Freitas, Bárbara Santos; Cosme, Luciana Balieiro; Nascimento, Mayara Assis. (2019). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) - Análise do Perfil das mulheres dos cursos da área de computação. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Montes Claros.
Geglio, Paulo César. (2018). Quem são os Estudantes da Carreira de Magistério?. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 53, p. 120-140.
Nasu, Vitor Hideo. (2020). Investigação Empírica Acerca da Relação entre Sexo e Desempenho Acadêmico na Educação Contábil. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP, Brasil.
Tomás, M C. (2019). Percepções sobre a prova do ENADE sob a perspectiva de gênero e raça: uma análise dos cursos de Direito, Psicologia, Administração e Ciências Econômicas, 2015.
Zucatelli, C. (2019). Perfil socioeconômico, motivações e aspirações profissionais de concluintes da área de Educação do ensino superior no Brasil, 2014. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Poços de Caldas-MG.
Publicado
18/07/2021
Como Citar
LEÃO, Jeovana; ARAÚJO, Adrya; SOUZA, Bruna Mariana F. de; ARAÚJO, Julis Figueira de; FERREIRA, Kalil; BARROS, Mariana; LAUSCHNER, Tanara; NAKAMURA, Fabiola Guerra.
Uma Análise Regional sobre o Perfil de Estudantes Concluintes em cursos STEAM através do ENADE. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 200-209.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15856.