Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de Computação: Um estudo qualitativo

  • Marina da S. Rocha UFC
  • Karina Castelo Branco UFC
  • Ana Lara S. Oliveira UFC
  • Lauana M. C. de Oliveira UFC
  • Maria Victoria S. Fiori UFC
  • Jacilane de H. Rabelo UFC
  • Anna Beatriz Marques UFC

Resumo


A evasão de alunas nos primeiros semestres dos cursos de Computação vem sendo cada vez mais frequente. Desse modo, busca-se tornar mais presentes ações que engajem, apoiem e acolham as alunas nos semestres iniciais. Partindo disso, a iniciativa de apadrinhamento acadêmico é uma ação que tem como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades e motivações das alunas ingressantes para assim, desenvolver atividades que possam mudar essa realidade e fornecer o apoio necessário. Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo coletar o feedback de nove alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software participantes de uma iniciativa de apadrinhamento acadêmico. Uma análise qualitativa, por meio da metodologia Grounded Theory, foi realizada para explorar o impacto da iniciativa e sugestões de melhorias.

Palavras-chave: Acolhimento, Ingressantes, Permanência

Referências

Alves, G. M. D. S., da Silva, J. J., Dantas, R. D. Q., Dantas, V. F., de Figueiredo, R. V., and de Souza, G. C. (2017). Usando técnicas de aprendizagem colaborativa para incentivar o ensino-aprendizagem de programação entre as alunas de cursos de Computação. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.

Barbosa, M. W. (2017). Uma análise do uso de grounded theory em engenharia de software. Revista Produção Online, 17(1), 26-48.

Bordin, A., Finger, A., Gindri, L., and de Mello, A. (2020). Tutoria das Gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de Computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 129-138). Porto Alegre: SBC.

BRASIL (2020). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

Brito, L. Projeto de extensão da UFPB incentiva alunas da área de Tecnologia da Informação. G1 PB, 03 de março de 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/03/07/projeto-de-extensao-da-ufpb-incentiva-alunas-da-area-de-tecnologia-da-informacao.ghtml>. Acesso em : 04 de mar. de 2021.

Corbin, J., and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.

da Silva, J.B., Braga, R.B., and Oliveira, C. T. (2018). Estratégias para Permanência e Êxito de Estudantes Mulheres em Cursos Superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação. In Anais do XII Women in Information Technology. SBC.

Franzoia, F., Pires, F., and Pessoa, M. (2019). Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 199-203). SBC.

Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 69-78). SBC.

Moreira, D. A. (2007). O uso de programas de computador na análise qualitativa: oportunidades, vantagens e desvantagens. Revista de Negócios, 12(2), 56-58.

ONU Mulheres Brasil. “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2021.

Programaria. Por que o machismo cria barreiras para mulheres na tecnologia. Disponível em: <https://www.programaria.org/especiais/mulheres-tecnologia/>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2021.

SBC Educação Superior em Computação Estatísticas-2019. Disponível em: <https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/133-estatisticas>. Acesso em: 14 de março de 2021.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA, Marina da S.; CASTELO BRANCO, Karina; OLIVEIRA, Ana Lara S.; OLIVEIRA, Lauana M. C. de; FIORI, Maria Victoria S.; RABELO, Jacilane de H.; MARQUES, Anna Beatriz. Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de Computação: Um estudo qualitativo. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 210-219. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15857.