Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de Computação: Um estudo qualitativo
Resumo
A evasão de alunas nos primeiros semestres dos cursos de Computação vem sendo cada vez mais frequente. Desse modo, busca-se tornar mais presentes ações que engajem, apoiem e acolham as alunas nos semestres iniciais. Partindo disso, a iniciativa de apadrinhamento acadêmico é uma ação que tem como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades e motivações das alunas ingressantes para assim, desenvolver atividades que possam mudar essa realidade e fornecer o apoio necessário. Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo coletar o feedback de nove alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software participantes de uma iniciativa de apadrinhamento acadêmico. Uma análise qualitativa, por meio da metodologia Grounded Theory, foi realizada para explorar o impacto da iniciativa e sugestões de melhorias.
Referências
Barbosa, M. W. (2017). Uma análise do uso de grounded theory em engenharia de software. Revista Produção Online, 17(1), 26-48.
Bordin, A., Finger, A., Gindri, L., and de Mello, A. (2020). Tutoria das Gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de Computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 129-138). Porto Alegre: SBC.
BRASIL (2020). Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.
Brito, L. Projeto de extensão da UFPB incentiva alunas da área de Tecnologia da Informação. G1 PB, 03 de março de 2020. Disponível em <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/03/07/projeto-de-extensao-da-ufpb-incentiva-alunas-da-area-de-tecnologia-da-informacao.ghtml>. Acesso em : 04 de mar. de 2021.
Corbin, J., and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.
da Silva, J.B., Braga, R.B., and Oliveira, C. T. (2018). Estratégias para Permanência e Êxito de Estudantes Mulheres em Cursos Superiores de Tecnologia da Informação e Comunicação. In Anais do XII Women in Information Technology. SBC.
Franzoia, F., Pires, F., and Pessoa, M. (2019). Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 199-203). SBC.
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 69-78). SBC.
Moreira, D. A. (2007). O uso de programas de computador na análise qualitativa: oportunidades, vantagens e desvantagens. Revista de Negócios, 12(2), 56-58.
ONU Mulheres Brasil. “Pensemos em igualdade, construção das mudanças com inteligência e inovação”. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2021.
Programaria. Por que o machismo cria barreiras para mulheres na tecnologia. Disponível em: <https://www.programaria.org/especiais/mulheres-tecnologia/>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2021.
SBC Educação Superior em Computação Estatísticas-2019. Disponível em: <https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/133-estatisticas>. Acesso em: 14 de março de 2021.