Uma Iniciativa para Aumentar a Participação Feminina nas Competições de Programação: um Relato de Experiência
Resumo
Competições de programação podem proporcionar várias habilidades aos participantes. Atualmente, a participação feminina ainda não é muito expressiva em competições de programação. O presente artigo apresenta uma iniciativa realizada no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, com o objetivo de aumentar o número de meninas nas competições de programação e, portanto, possibilitar que elas tenham oportunidades para adquirir as habilidades proporcionadas pelas competições. Os resultados da iniciativa mostraram que as meninas sentiram-se mais motivadas e participaram de mais atividades relacionadas a competições de programação do que em anos anteriores.
Palavras-chave:
Competições de programação, Participação feminina, Ensino superior
Referências
Alvarado, C., Dodds, Z., and Libeskind-Hadas, R. (2012). Increasing women’s participation in computing at harvey mudd college. ACM Inroads, 3(4):55–64.
Bastos, M. S., Tamayo, S. C., and Franco, E. M. (2017). Motivacion y autoeficacia em mujeres que estudian carreras de perfil informático. In Congreso de la Mujer Latinoamericana en Computaci on (LAWCC-CLEI)-JAIIO 46 (Córdoba, 2017).
Franzoia, F., Pires, F., and Pessoa, M. (2019). Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 199–203. SBC.
Freitas, R., Lobo, L., Aires, V. P., Dantas, N., and Conte, T. (2016a). Programming contests and mobile apps development as actions for attracting and retaining brazilian wo-men in computing courses. In: VIII Latin American Women in Computing Congress (LAWCC), CLEI.
Freitas, R., Lobo, L., and Conte, T. (2016b). Projeto scitechgirls: desenvolvimento de aplicativos e participação em competições de programação científicas tecnológicas. In Anais do X Women in Information Technology, pages 87–91. SBC.
Maciel, C. and Bim, S. A. (2016). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, pages 327–336.
Molnar, A., Keane, T., and Stockdale, R. (2021). Educational interventions and female enrollment in it degrees. Communications of the ACM, 64(3):73–77.
Paganini, L. and Gama, K. (2020). Engaging women’s participation in hackathons: A qualitative study with participants of a female-focused hackathon. In International Conference on Game Jams, Hackathons and Game Creation Events 2020, ICGJ20, page 8–15, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., and Franco, E. M. (2017a). Panorama da participação feminina em competições de programação promovida por instituição de ensino superior da região norte. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., and Rodrigues, J. (2017b). Aumento da paticipação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
Piekarski, A. E., Miazaki, M., Hild, T., Mulati, M. H., and Kikuti, D. (2015). A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1246.
Varol, H. and Varol, C. (2014). Improving female student retention in computer science during the first programming course. International Journal of Information and Education Technology, 4(5):394.
Wang, S., Andrei, S., Urbina, O., and Sisk, D. A. (2019). A coding/programming academy for 6th-grade females to increase knowledge and interest in computer science. In 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.
Bastos, M. S., Tamayo, S. C., and Franco, E. M. (2017). Motivacion y autoeficacia em mujeres que estudian carreras de perfil informático. In Congreso de la Mujer Latinoamericana en Computaci on (LAWCC-CLEI)-JAIIO 46 (Córdoba, 2017).
Franzoia, F., Pires, F., and Pessoa, M. (2019). Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 199–203. SBC.
Freitas, R., Lobo, L., Aires, V. P., Dantas, N., and Conte, T. (2016a). Programming contests and mobile apps development as actions for attracting and retaining brazilian wo-men in computing courses. In: VIII Latin American Women in Computing Congress (LAWCC), CLEI.
Freitas, R., Lobo, L., and Conte, T. (2016b). Projeto scitechgirls: desenvolvimento de aplicativos e participação em competições de programação científicas tecnológicas. In Anais do X Women in Information Technology, pages 87–91. SBC.
Maciel, C. and Bim, S. A. (2016). Programa meninas digitais–ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, pages 327–336.
Molnar, A., Keane, T., and Stockdale, R. (2021). Educational interventions and female enrollment in it degrees. Communications of the ACM, 64(3):73–77.
Paganini, L. and Gama, K. (2020). Engaging women’s participation in hackathons: A qualitative study with participants of a female-focused hackathon. In International Conference on Game Jams, Hackathons and Game Creation Events 2020, ICGJ20, page 8–15, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., and Franco, E. M. (2017a). Panorama da participação feminina em competições de programação promovida por instituição de ensino superior da região norte. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
Pessoa, M. S. P., Tamayo, S. C., and Rodrigues, J. (2017b). Aumento da paticipação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
Piekarski, A. E., Miazaki, M., Hild, T., Mulati, M. H., and Kikuti, D. (2015). A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1246.
Varol, H. and Varol, C. (2014). Improving female student retention in computer science during the first programming course. International Journal of Information and Education Technology, 4(5):394.
Wang, S., Andrei, S., Urbina, O., and Sisk, D. A. (2019). A coding/programming academy for 6th-grade females to increase knowledge and interest in computer science. In 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.
Publicado
18/07/2021
Como Citar
LIMA, Alice; SANTOS, Maria Eduarda; ZHOU, Tong; HOLANDA, Maristela; ARAUJO, Aleteia P. F.; KOIKE, Carla Cavalcante; BORGES, Vinícius R. P.; OLIVEIRA, Roberta B..
Uma Iniciativa para Aumentar a Participação Feminina nas Competições de Programação: um Relato de Experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 220-229.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15858.