Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação

  • Kamilla Taiwhscki B. Silva UFPA
  • Ildenê F. S. Mota UFPA
  • Viviane A. Santos UFPA

Resumo


A discriminação de mulheres na computação acontece de diversas maneiras. Relatos de alunas foram coletados para analisar a desigualdade presente nas falas de professores e alunos do curso. O mapeamento destas situações de preconceito de gênero contribuiu para a evolução de uma taxonomia proposta para este fim. Espera-se que este estudo contribua também na sensibilização e transformação deste cenário.
Palavras-chave: Violência simbólica de gênero, Relatos de alunas, Tecnologia, Engenharia de Computação

Referências

Amaral, M. A., Emer, M. C. F. P., Bim, S. A., Setti, M. G., Gonçalves, M. M. (2017) “Investigando questões de gênero em um curso da área de Computação”, Estudos Feministas, Florianópolis, 25(2): 562, maio-agosto.

Bloodhart, B., Balgopal, M. M., Casper, A. M. A., Sample, L. B. M., Fischer, E. V. (2020) Outperforming yet undervalued: Undergraduate women in STEM. PLoS ONE, 15(6): e0234685.

Bourdieu, P. (2002), A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Bourdieu, P. (1989), O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1989.

CIAC - Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da UFPA (2020) “Dados sobre a evasão dos discentes ingressantes no período de 2013-2019 do curso de engenharia de computação – Tucuruí”. disponível em: https://bityli.com/W36Lt

Lobo, A. (2016) “Mulheres precisam entrar na TI e ir além da programação”, http://www.sbc.org.br/2-uncategorised/1903-mulheres-precisam-entrar-na-ti-e-ir-alem-da-programacao.

Mello, A., Melo, A., e Ferrão, I. (2019) “Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de Computação do municı́pio de Alegrete/RS”. In Anais do XIII Women in Information Technology, pag. 61-68. Porto Alegre: SBC.

Pêcheux, M. (2011) Especificidade de uma disciplina de interpretação (A Análise de Discurso na França). In: ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados. Campinas: Pontes.

Pinto, E. J. S., De Carvalho, E. P., e Rabay, G. (2017) “As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores”. Revista Tempos e espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 22, pag. 47-58, maio/ago.

Oliveira, B. C., Boscarioli, C., Pereira, E. N., Souza, G. M., e Torres, L. (2017) “Egressas de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná: o que veio depois?”, In Anais do XI Women In Information Technology (WIT), Sociedade Brasileira de Computação, São Paulo/SP.

Ramos, S. B., Figueiredo, K. S. (2018) “Uma taxonomia dos tipos de preconceito enfrentados por mulheres na área de tecnologia”, In Anais do XII Women In Information Technology (WIT), Porto Alegre: SBC, Natal/RN.

Silva, U. F., Ferreira, D. Ambrósio, A. P. L., Oliveira J. L. S. (2020) "Percepções de alunos de graduação sobre gênero em Ciência da Computação", In Anais do IX Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), pag. 632-641, Natal/RN.

Souza, J. J. (2017) “Mulheres na TI: Análise da Inserção e Situação das Mulheres na Área de Tecnologia da Informação na Grande Florianópolis”, Trabalho de Conclusão de Curso. Sistemas de Informação da Universidade Unisul. Palhoça, SC.

Stocker, P. C., Dalmaso, S. C. (2016) "Uma questão de gênero: ofensas de leitores à Dilma Rousseff no Facebook da Folha". Estudos Feministas, Florianópolis, 24(3): 398, setembro-dezembro.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Kamilla Taiwhscki B.; MOTA, Ildenê F. S.; SANTOS, Viviane A.. Violência simbólica na área de Tecnologia: análise de relatos de alunas em um curso de Engenharia de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 240-249. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15860.