A representatividade feminina nos jogos digitais

  • Luciana P. de Araújo Kohler FURB
  • Leonardo Fronza FURB
  • Andreza Sartori FURB
  • Krysthie Burger FURB
  • Jennyfer Araújo FURB

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa realizada na base de dados da plataforma Steam em relação a personagens femininas nos jogos digitais. A partir dos 100 primeiros jogos mais jogados, encontrou-se apenas 19 jogos que contemplam personagens femininas de modo que somente um deles representa mais de 50% de personagens femininas em relação ao total. Ainda, dentre os jogos analisados, percebe-se que os jogos no estilo de Battle Arena são os mais apelativos em relação a personagem feminina, caracterizando-as com imagens eróticas e mais sexualizadas.
Palavras-chave: personagens femininas, jogos digitais, representatividade de gênero, steam

Referências

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Publicado
18/07/2021
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KOHLER, Luciana P. de Araújo; FRONZA, Leonardo; SARTORI, Andreza; BURGER, Krysthie; ARAÚJO, Jennyfer. A representatividade feminina nos jogos digitais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 265-269. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15863.