A representatividade feminina nos jogos digitais
Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa realizada na base de dados da plataforma Steam em relação a personagens femininas nos jogos digitais. A partir dos 100 primeiros jogos mais jogados, encontrou-se apenas 19 jogos que contemplam personagens femininas de modo que somente um deles representa mais de 50% de personagens femininas em relação ao total. Ainda, dentre os jogos analisados, percebe-se que os jogos no estilo de Battle Arena são os mais apelativos em relação a personagem feminina, caracterizando-as com imagens eróticas e mais sexualizadas.
Palavras-chave:
personagens femininas, jogos digitais, representatividade de gênero, steam
Referências
Bristot, P. C., Pozzebon, E., and Frigo, L. B. (2017). A representatividade das mulheresnos games. In: Proceedings of SBGames 2017, volume 1, pages 862–871.
de Almeida Gomes da Cruz, C. and Pimenta, F. J. P. (2015). Jogos eletrônicos, protagonistas femininas e redução de estereótipos: a série tomb raider. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, 1(9):16p.
Fandom Gaming Community (2021).Official path of exile wiki. Disponível em:https://pathofexile.fandom.com/.
Izukawa, M. (2015).Mulher Entre Espelhos Personagens Femininas Customizáveis nos Videogames. Trabalho de conclusão de curso, Universidade de São Paulo Faculdadede Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design. São Paulo.
Steam (2020). Steam database. Disponível em: https://steamdb.info/
Wallhere (2017). Papel de parede: videogames. Disponível em: https://wallhere.com/
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Izukawa, M. (2015).Mulher Entre Espelhos Personagens Femininas Customizáveis nos Videogames. Trabalho de conclusão de curso, Universidade de São Paulo Faculdadede Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design. São Paulo.
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Wallhere (2017). Papel de parede: videogames. Disponível em: https://wallhere.com/
Publicado
18/07/2021
Como Citar
KOHLER, Luciana P. de Araújo; FRONZA, Leonardo; SARTORI, Andreza; BURGER, Krysthie; ARAÚJO, Jennyfer.
A representatividade feminina nos jogos digitais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 265-269.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15863.