Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília
Resumo
Este artigo tem como objetivo caracterizar a presença de meninas e mulheres em um curso de ensino médio integrado em informática do Instituto Federal de Brasília. A pesquisa é exploratória com coleta dos dados por meio de questionário que contou com a participação de 21 alunas matriculadas no curso. Os resultados mostram que as participantes consideram relevante a qualidade do curso e acreditam na empregabilidade com a conclusão. Ponderam, no entanto, preconceito por parte da família e dos colegas durante o curso.
Palavras-chave:
Ensino médio integrado, meninas e mulheres, informática, IFB
Referências
Aires, J.; Mattos, G.; Oliveira, C.; Brito, A.; Aragão, A. F.; Alves, S.; Coelho, T.; Moreira, G. (2018) Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio. In: Women In Information Technology, p. 1-5.
IFB (2020) Portal IFB em Números. Disponível em: www.ifbemnumeros.ifb.edu.br
Kauark, F. S.; Manhães, F. C.; Medeiros, C. H. M. (2010) Metodologia da pesquisa: Guia Prático. Itabuna, BA: Via Litterarum. [online]
Pereira, J. S.; Moura, L. R.; Coelho, N. M. A.; Montes, G. C.; Magesti, I. O.; Coelho, A. M. (2020) Uma Análise da Participação das Mulheres nos Cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. In: Women In Information Technology, p. 139-148.
Ribeiro, K. S. F. M.; Maciel, C. (2020) Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In: Women In Information Technology, p. 40-49.
Santana, T. S.; Assis, I. T. B.; Braga, R. B.; Louzada, N. C. (2017) A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação. In: Women In Information Technology, p. 1204-1207.
Santos, T. N.; Manenti, M. T.; Pozzebon, E.; Frigo, L. B. (2016) Incentivando meninas do ensino médio a ingressarem nas áreas tecnológicas com curso de programação e robótica. In: Women In Information Technology, p. 43-46.
Tuesta, E. F.; Digiampietri, L. A.; Delgado, K. V.; Martins, N. F. A. (2019) Análise da participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área de Ciências Exatas e da Terra no Brasil, Em Questão, 25(1), p.37-62.
IFB (2020) Portal IFB em Números. Disponível em: www.ifbemnumeros.ifb.edu.br
Kauark, F. S.; Manhães, F. C.; Medeiros, C. H. M. (2010) Metodologia da pesquisa: Guia Prático. Itabuna, BA: Via Litterarum. [online]
Pereira, J. S.; Moura, L. R.; Coelho, N. M. A.; Montes, G. C.; Magesti, I. O.; Coelho, A. M. (2020) Uma Análise da Participação das Mulheres nos Cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. In: Women In Information Technology, p. 139-148.
Ribeiro, K. S. F. M.; Maciel, C. (2020) Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In: Women In Information Technology, p. 40-49.
Santana, T. S.; Assis, I. T. B.; Braga, R. B.; Louzada, N. C. (2017) A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação. In: Women In Information Technology, p. 1204-1207.
Santos, T. N.; Manenti, M. T.; Pozzebon, E.; Frigo, L. B. (2016) Incentivando meninas do ensino médio a ingressarem nas áreas tecnológicas com curso de programação e robótica. In: Women In Information Technology, p. 43-46.
Tuesta, E. F.; Digiampietri, L. A.; Delgado, K. V.; Martins, N. F. A. (2019) Análise da participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área de Ciências Exatas e da Terra no Brasil, Em Questão, 25(1), p.37-62.
Publicado
18/07/2021
Como Citar
SANTOS, Sylvana Karla S. L..
Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 270-274.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15864.