Análise da presença de alunas dos cursos da área de Computação da UFRN

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a presença de alunas nos cursos da área de Computação da UFRN. Para tanto, foram utilizados dados abertos da instituição sobre alunas e alunos ingressantes e do INEP. Como resultados, verificou-se que o percentual de alunas ingressantes nos cursos analisados é inferior em relação ao percentual de alunos. Identificou-se também que existem iniciativas em dois dos cursos para reverter este cenário, contudo são pontuais e não apresentam continuidade.
Palavras-chave: Análise, Alunas, Computação, Dados, UFRN,

Referências

Are, C. (2020) How Instagram’s algorithm is censoring women and vulnerable users but helping online abusers, Feminist Media Studies, 20:5, 741-744, DOI: 10.1080/14680777.2020.1783805

Beaubouef, T. and Zhang, W. (2011). Where are the women computer science students?InJournal of Computing Sciences in Colleges.

Hamilton, M. The sexist algorithm. Behav Sci Law. 2019; 37: 145– 157. https://doi.org/10.1002/bsl.2406

Oliveira, J., Rocha, E., Santos, T., Medeiros, S., & Nunes, I. (2018). Análise atual da situação das alunas do curso Bacharelado em Tecnologia da Informação da UFRN . In Anais do XII Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2018.3396

Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., & Bim, S. (2019). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 159-163). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2019.6729

Vincent, G. M., & Viljoen, J. L. (2020). Racist Algorithms or Systemic Problems? Risk Assessments and Racial Disparities. Criminal Justice and Behavior, 47(12), 1576–1584. https://doi.org/10.1177/0093854820954501
Publicado
18/07/2021
MEDEIROS, Soraya R. S.; MEDEIROS, Inácio G.. Análise da presença de alunas dos cursos da área de Computação da UFRN. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 275-279. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15865.