Estratégias pedagógicas no ensino de programação para mulheres
Resumo
Este artigo apresenta as estratégias pedagógicas utilizadas em um curso de iniciação à programação de computadores exclusivo para mulheres. Além disso, traz reflexões sobre como tais estratégias potencializam o processo de ensino-aprendizagem no que diz respeito ao desenvolvimento do interesse feminino pela área da computação. Os cursos são realizados pelo projeto Meninas Digitais – Regional Bahia.
Palavras-chave:
programação, ensino, mulheres
Referências
Cesario, G., da Silveira, N., Bim, S., & Maciel, C. (2017). Por Mais Mulheres na Computação: análise dos trabalhos publicados no X Women in Information Technology. In Anais do XI Women in Information Technology, p. 1214-1217.
Citeli, M. T. (2015). Mulheres nas ciências: mapeando campos de estudo. In Cadernos Pagu, n. 15, p. 39-75.
Ferreira, A., Santos, J., Silva, R., Oliveira, A., Zabot, D., Abdalla, D., & Matos, E. (2016). Hello World: relato de experiência de um curso de iniciação à programação. In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1306-1315.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Sinopse Estatística da Educação Superior 2019, http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior, Março 2021.
Leite, S. (2012). Afetividade nas práticas pedagógicas. In Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368.
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., & Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, p. 69-78.
Smith, B. L. & MacGregor, J. (1992). What is collaborative learning? In Collaborative Learning: A Sourcebook for Higher Education, A. Goodsell, M. Maher, V. Tinto, B. L. Smith & J. MacGregor. University Park: National Center on ostsecondary Teaching, Learning and Assessment, p. 9-22.
Sociedade Brasileira de Computação. (2020). Educação Superior em Computação Estatísticas – 2019, https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1324-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2019, Março 2021.
Citeli, M. T. (2015). Mulheres nas ciências: mapeando campos de estudo. In Cadernos Pagu, n. 15, p. 39-75.
Ferreira, A., Santos, J., Silva, R., Oliveira, A., Zabot, D., Abdalla, D., & Matos, E. (2016). Hello World: relato de experiência de um curso de iniciação à programação. In Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1306-1315.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Sinopse Estatística da Educação Superior 2019, http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior, Março 2021.
Leite, S. (2012). Afetividade nas práticas pedagógicas. In Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368.
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., & Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, p. 69-78.
Smith, B. L. & MacGregor, J. (1992). What is collaborative learning? In Collaborative Learning: A Sourcebook for Higher Education, A. Goodsell, M. Maher, V. Tinto, B. L. Smith & J. MacGregor. University Park: National Center on ostsecondary Teaching, Learning and Assessment, p. 9-22.
Sociedade Brasileira de Computação. (2020). Educação Superior em Computação Estatísticas – 2019, https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1324-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2019, Março 2021.
Publicado
18/07/2021
Como Citar
ALVES, Caroline Sacramento; SANTOS, Juliana Maria Oliveira dos; ABDALLA, Débora.
Estratégias pedagógicas no ensino de programação para mulheres. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 290-294.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15868.