Projeto Katie: o desafio de motivar meninas para as áreas STEM em meio à pandemia

  • Ana Carolina Nesso Guedes UFAL
  • Ester de Lima Pontes Andrade UFAL
  • Kamila Almeida Benevides UFAL
  • Kelly Bianca Araújo Silva UFAL
  • Lilian Giselly Pereira Santos UFAL
  • Luana Júlia Nunes Ferreira UFAL
  • Natália de Assis Sousa UFAL
  • Rebeca de Jesus Brandão UFAL
  • Eliana Almeida UFAL

Resumo


O presente artigo apresenta relatos a respeito do projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas intitulado: "Katie: saindo do buraco negro e impulsionando as meninas para a computação", que visa motivar, apoiar e promover a inclusão das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, e Engenharia e Matemática (STEM). O artigo descreve como o projeto Katie permaneceu ativo durante o período de pandemia ocasionado pelo COVID-19. Para que as atividades ocorressem, foram utilizadas ferramentas online, como as mídias sociais e as plataformas digitais para levar ao público uma inclusão de assuntos relacionados à Tecnologia da Informação, além de ser tema de um artigo publicado em um evento nacional da área de comunicação.
Palavras-chave: STEM, Mulheres, Gênero, Educação, Computação

Referências

Andrade, Ester de Lima Pontes, et al. "Katie: saindo do buraco negro e impulsionando as meninas para a computação." Anais do XIV Women in Information Technology. SBC, 2020.

Briscoe, Gerard. "Digital innovation: The hackathon phenomenon." (2014).

Brito, Carolina, Daniela Pavani, and Paulo Lima Jr. "Meninas na ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de ciência e tecnologia." Revista Gênero 16.1 (2015).

Louzada, Natália, et al. "Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação." Anais do XIII Women in Information Technology. SBC, 2019.

Soares, M. (2020). Meninas na ciência encontram apoio e incentivo em projeto de extensão.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GUEDES, Ana Carolina Nesso et al. Projeto Katie: o desafio de motivar meninas para as áreas STEM em meio à pandemia. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 325-329. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15875.