De bolsista de iniciação científica júnior à extensionista: um relato de experiência pautado nas ações de equidade de gênero em STEAM durante o curso Técnico em Informática
Resumo
Este artigo descreve uma experiência de acompanhamento longitudinal de uma aluna do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná, em relação à sua participação em dois projetos com a proposta de aproximação feminina das áreas STEAM e de difusão da Internet das Coisas e da Microeletrônica. Os resultados retratam a perspectiva da estudante acerca das ações envolvidas e expressam o impacto e a relevância do acompanhamento longitudinal para iniciativas dessa natureza.
Palavras-chave:
Lacuna de gênero, mulheres em STEAM, acompanhamento longitudinal, Ciências da Computação, ensino médio técnico
Referências
Araújo, M. T. and Tonini, A. M. (2019). A participação das mulheres nas áreas de stem (science, technology engineering and mathematics). REVISTA DE ENSINO DE ENGENHARIA, 38(3).
Arredondo Trapero, F. G., Vázquez Parra, J. C., and Velázquez Sánchez, L. M. (2019). Stem and gender gap in latin america. Revista de El Colegio de San Luis, 9(18):137–158.
Berton, L., Motta, V. S., and Schramm, V. B. (2019). Mulheres em stem nas escolas de engenharia. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE.
Campos, G. and de Melo, A. (2020). Maria bonita nas ciências :: um projeto para divulgar ciências às meninas de escolas públicas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 50–59, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
CodeIoT (2021). https://codeiot.org.br/.
Dictionary, C. (2021). https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/gender-gap.
Farias, S. S. and Oliveira, A. (2018). Invisibilidade feminina e representações sociais de género em tecnologia e ciências. 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde, (731-739).
Ferreira, T. and Dias, E. (2019). A influência de uma ação de inclusão no interesse das alunas de ensino médio em cursar computação na universidade federal de goiás. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 164–168, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Flôr, D. E., Cruz, E. H. M., Possebom, A. T., Oliveira, C. S., Moreira, A. P., Junior, C. R. B., Guimarães, A. P. V., and Aylon, L. B. R. (2021). Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de educação 5.0 em favor do empoderamento feminino. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 31–40. SBC.
García-Holgado, A., Verdugo-Castro, S., Sánchez-Gómez, M. C., and García-Peñalvo, F. J. (2019). Trends in studies developed in europe focused on the gender gap in stem. In Proceedings of the XX International Conference on Human Computer Interaction, Interacción ’19, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
García-Holgado, A., González-González, C. S., and Peixoto, A. (2020). A comparative study on the support in engineering courses: A case study in brazil and spain. IEEE Access, 8:125179–125190.
IBGE (2021). Estatísticas de gênero: Indicadores sociais das mulheres no brasil.
Khan, N. Z. and Luxton-Reilly, A. (2016). Is computing for social good the solution to closing the gender gap in computer science? In Proceedings of the Australasian Computer Science Week Multiconference, ACSW ’16, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Kr¨ohn, C., Groher, I., Sabitzer, B., and Kuka, L. (2020). Female computer scientists needed: Approaches for closing the gender gap. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–4.
Machado, M. and Lima, E. F. (2020). Energéticas: Uma proposta para promoção da igualdade de gênero junto a alunas do ensino médio. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 510(3).
Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J., Oliveira, L. E., Becker, B., Laricchia, C., Siloto, D., Rocha, E., Estanislau, M., Martins, T., and Belmonte, V. (2021). Incentivando meninas nas ciências: um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 300–304, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mulheres, O. (2019). Desigualdades de gênero empurram mulheres e meninas para longe da ciência, avaliam especialistas, executivas e empresárias. [link].
Oliveira, E. R. B., Unbehaum, S., and Gava, T. (2019). Stem education and gender: A contribution to discussions in brazil. Cadernos de pesquisa.
Santos, M. E. S. d., Rocha, T. S., Brasileiro, V. L. J., and Souza, C. C. d. (2019). What computing brazilian community is saying about gender gap. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 14(4):162–167.
Sánchez Munilla, M. (2018). A ausência de mulheres nas carreiras stem: um problema social e de género. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação, 5(1):12–22.
Vachovsky, M. E., Wu, G., Chaturapruek, S., Russakovsky, O., Sommer, R., and Fei-Fei, L. (2016). Toward more gender diversity in cs through an artificial intelligence summer program for high school girls. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, SIGCSE ’16, page 303–308, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Weston, T. J., Dubow, W. M., and Kaminsky, A. (2019). Predicting women’s persistence in computer science and technology related majors from high school to college. ACM Trans. Comput. Educ., 20(1).
Arredondo Trapero, F. G., Vázquez Parra, J. C., and Velázquez Sánchez, L. M. (2019). Stem and gender gap in latin america. Revista de El Colegio de San Luis, 9(18):137–158.
Berton, L., Motta, V. S., and Schramm, V. B. (2019). Mulheres em stem nas escolas de engenharia. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE.
Campos, G. and de Melo, A. (2020). Maria bonita nas ciências :: um projeto para divulgar ciências às meninas de escolas públicas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 50–59, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
CodeIoT (2021). https://codeiot.org.br/.
Dictionary, C. (2021). https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/gender-gap.
Farias, S. S. and Oliveira, A. (2018). Invisibilidade feminina e representações sociais de género em tecnologia e ciências. 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar em Psicologia da Saúde, (731-739).
Ferreira, T. and Dias, E. (2019). A influência de uma ação de inclusão no interesse das alunas de ensino médio em cursar computação na universidade federal de goiás. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 164–168, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Flôr, D. E., Cruz, E. H. M., Possebom, A. T., Oliveira, C. S., Moreira, A. P., Junior, C. R. B., Guimarães, A. P. V., and Aylon, L. B. R. (2021). Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de educação 5.0 em favor do empoderamento feminino. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 31–40. SBC.
García-Holgado, A., Verdugo-Castro, S., Sánchez-Gómez, M. C., and García-Peñalvo, F. J. (2019). Trends in studies developed in europe focused on the gender gap in stem. In Proceedings of the XX International Conference on Human Computer Interaction, Interacción ’19, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
García-Holgado, A., González-González, C. S., and Peixoto, A. (2020). A comparative study on the support in engineering courses: A case study in brazil and spain. IEEE Access, 8:125179–125190.
IBGE (2021). Estatísticas de gênero: Indicadores sociais das mulheres no brasil.
Khan, N. Z. and Luxton-Reilly, A. (2016). Is computing for social good the solution to closing the gender gap in computer science? In Proceedings of the Australasian Computer Science Week Multiconference, ACSW ’16, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Kr¨ohn, C., Groher, I., Sabitzer, B., and Kuka, L. (2020). Female computer scientists needed: Approaches for closing the gender gap. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–4.
Machado, M. and Lima, E. F. (2020). Energéticas: Uma proposta para promoção da igualdade de gênero junto a alunas do ensino médio. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 510(3).
Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J., Oliveira, L. E., Becker, B., Laricchia, C., Siloto, D., Rocha, E., Estanislau, M., Martins, T., and Belmonte, V. (2021). Incentivando meninas nas ciências: um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 300–304, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mulheres, O. (2019). Desigualdades de gênero empurram mulheres e meninas para longe da ciência, avaliam especialistas, executivas e empresárias. [link].
Oliveira, E. R. B., Unbehaum, S., and Gava, T. (2019). Stem education and gender: A contribution to discussions in brazil. Cadernos de pesquisa.
Santos, M. E. S. d., Rocha, T. S., Brasileiro, V. L. J., and Souza, C. C. d. (2019). What computing brazilian community is saying about gender gap. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 14(4):162–167.
Sánchez Munilla, M. (2018). A ausência de mulheres nas carreiras stem: um problema social e de género. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação, 5(1):12–22.
Vachovsky, M. E., Wu, G., Chaturapruek, S., Russakovsky, O., Sommer, R., and Fei-Fei, L. (2016). Toward more gender diversity in cs through an artificial intelligence summer program for high school girls. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, SIGCSE ’16, page 303–308, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Weston, T. J., Dubow, W. M., and Kaminsky, A. (2019). Predicting women’s persistence in computer science and technology related majors from high school to college. ACM Trans. Comput. Educ., 20(1).
Publicado
31/07/2022
Como Citar
OLIVEIRA, Carla Santos de; CAVALCANTE, Natani Gabrieli Boço; FLÔR, Daniela Eloise; CRUZ, Eduardo Henrique Molina da; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; AYLON, Linnyer Beatriz Ruiz.
De bolsista de iniciação científica júnior à extensionista: um relato de experiência pautado nas ações de equidade de gênero em STEAM durante o curso Técnico em Informática. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 22-33.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222906.