Jogos de tabuleiro como forma de estímulo ao Pensamento Computacional e à STEAM-W

  • Caroline Reis Vieira Santos Rauta IFSC
  • Isabela Reinhold IFSC
  • Maria Tereza de Almeida Wippel IFSC

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de dois jogos de tabuleiro: um baseado em computação em papel quadriculado e outro no Guia do Pensamento Computacional para Família. A proposta apresentada inclui a temática dos jogos o protagonismo feminino e a diversidade. Os jogos foram avaliados como de boa jogabilidade, mas os voluntários apontaram a necessidade de melhorias em aspectos como o nível de dificuldade e repetitividade. Pretende-se dar continuidade ao projeto para que se possa melhorar esses aspectos e avaliar outros, como o impacto dos jogos no desenvolvimento do pensamento computacional.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Meninas na Computação

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Publicado
31/07/2022
RAUTA, Caroline Reis Vieira Santos; REINHOLD, Isabela; WIPPEL, Maria Tereza de Almeida. Jogos de tabuleiro como forma de estímulo ao Pensamento Computacional e à STEAM-W. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 209-214. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222537.