Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais?

  • Raquel Lopes UFPB
  • Beatriz Maciel UFPB
  • Dayanny Soares UFPB
  • Larrysa Figueiredo UFPB
  • Marcus Carvalho UFPB

Resumo


Este artigo apresenta uma análise atualizada da participação das mulheres em cursos superiores de tecnologia no Brasil. Mulheres representam menos de 20% dos estudantes ingressantes e menos de 16% dos graduados em cursos superiores de tecnologia no Brasil (2021). Identificamos cerca de 80 iniciativas que buscam atrair mais mulheres para a área, mas o aumento na representação feminina ainda não é significativo. É necessário uma discussão mais profunda e soluções mais permanentes para o problema.

Referências

Amador, B., Turato, P., Hoger, M., Santos, L., Bim, S. and Berardi, R. (2021) "O papel das professoras no incentivo à carreira de Computação para meninas no Ensino Fundamental". In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 131-140). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15849

Aires, J., Mattos, G., Oliveira, C., Brito, A., Aragão, A., Alves, S., Coelho, T. and Moreira, G. (2018) "Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio". In Anais do XII Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2018.3378

Bandura, A. Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change. Advances in Behaviour Research and Therapy, Volume 1, Issue 4, 1978, pgs. 139-161, ISSN 0146-6402, doi: https://doi.org/10.1016/0146-6402(78)90002-4.

Bian, L., Leslie, S.J. and Cimpian, A. (2017) "Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests". In SCIENCE, Vol 355, Issue 6323, janeiro.

Botella, C., Rueda, S., López-Iñesta, E. and Marzal, P. (2019). "Gender diversity in STEM disciplines: a multiple factor problem". In Entropy 21 (1).

Ceci, S. J., Williams, W. M. and Barnett, S. M. (2009) "Women’s underrepresentation in science: Sociocultural and biological considerations". In Psychological Bulletin 135, Vol 2, 218–261, 2009.

Ceci, S. J., Ginther, D. K., Kahn, S. and Williams, W. M. (2014) "Women in Academic Science: A Changing Landscape". Psychological Science in the Public Interest. Vol 15(3): 75-141.

Cheryan, S., Ziegler, S. A., Montoya, A. K. and Jiang, L. (2017) "Why are some STEM fields more gender balanced than others?". In Psychological Bulletin, 143(1), 1–35.

Cheryan, S., Lombard, E. J., Hudson, L., Louis, K., Plaut, V. C., and Murphy, M. C. (2020) "Double isolation: Identity expression threat predicts greater gender disparities in computer science". In Self and Identity, 19(4), 412–434. https://doi.org/10.1080/15298868.2019.1609576

Cursino, A., and Martinez, J. (2021) "Análise Estatística Descritiva e Regressão da Inserção das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018". In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15838

de Deus, S., Freire, S., and de Farias, C. (2020) "Um Estudo sobre as Dificuldades de Inserção de Meninas na Computação". In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 274-278). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11309 https://doi.org/10.1080/15298868.2019.1609576

Frade, R. (2021) "Comunidades de mulheres em tecnologia: estudo comunicacional e organizacional". In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 41-50). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2021.15840

Menezes, S. K. de O. and dos Santos, M. D. F. (2021) "Gênero na Educação em Computação no Brasil e o Ingresso de Meninas na Área – uma Revisão Sistemática da Literatura". In Revista Brasileira de Informática na Educação. 29. 456-484. 10.5753/rbie.2021.29.0.456.

Michell, D., Szorenyi, A., Falkner, K. and Szabo, C. (2017) Broadening participation not border protection: how universities can support women in computer science. In Journal of Higher Education Policy and Management, 39:4, 406-422, DOI: 10.1080/1360080X.2017.1330821

Nunes, M., Louzada, C., Salgueiro, E., Andrade, B., de Lima, P. and Figueiredo, R. (2016) "Mapeamento de iniciativas brasileiras que fomentam a entrada de mulheres na Computação". In Anais do X Women in Information Technology, (pp. 56-60). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2016.9701

Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020) "Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática". In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 40-49). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11274

Santiago, S. and de Andrade, C. (2018) "Iniciativas de Inserção de Mulheres no Mercado de Tecnologia da Informação: Análise das experiências de participantes brasileiros do Desafio Technovation". In Anais do XII Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2018.3373

Sax, L. J., Lehman, K. J., Jacobs, J. A., Kanny, M. A., Lim, G., Monje-Paulson, L. and Zimmerman, H. B. (2017) "Anatomy of an enduring gender gap: The evolution of women’s participation in computer science". In The Journal of Higher Education, 88(2), 258-293. DOI: 10.1080/00221546.2016.1257306.

UNESCO report (2017) "Cracking the code: girls’ and women’s education in science, technology, engineering and mathematics (STEM)". Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000253479 (acessado em 05/04/2023).

Wang, J., Hong, H., Ravitz, J. and Ivory, M. (2015) "Gender differences in factors influencing pursuit of computer science and related fields". In Proceedings of the 2015 ACM Conference On Innovation And Technology in Computer Science Education (pp. 117-122). doi: 10.1145/2729094.2742611 https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000253479
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Raquel; MACIEL, Beatriz; SOARES, Dayanny; FIGUEIREDO, Larrysa; CARVALHO, Marcus. Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais?. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 68-79. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230819.