Síndrome do Impostor na formação acadêmica de estudantes na área de tecnologia: um estudo exploratório na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas

  • Larissa Miguel Sousa UFC
  • Rosineide Paz UFC
  • Anna Beatriz Marques UFC

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar se há diferença significativa em relação ao gênero. Para isso, foi realizado um survey em alunos e alunas de graduação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na Universidade Federal do Ceará, Campus Russas. Para análise de dados foi escolhido a teoria de resposta ao item (TRI), um modelo estatístico que é capaz de medir as habilidades de uma pessoa por meio da análise de um conjunto de respostas a itens (perguntas) em um teste. Neste trabalho, o modelo de resposta gradual foi usado para estimar o traço latente dos participantes da pesquisa, a fim de comparar se existe diferença significativa em relação ao gênero. Como resultado, na análise não existe diferença significativa entre as médias entre alunas e alunos da pesquisa.

Referências

Cai, L.; Monroe, S. (2014).A new statistic for evaluating item response theory models for ordinal data (CRESST Report 839). Los Angeles, CA: University of California, National Center for Research on Evaluation, Standards, and Student Testing.

Clance, P. R. (1985) The impostor phenomenon: Overcoming the fear that haunts your success. Peachtree..

Chakraverty, Devasmita. Fenômeno impostor e experiências disciplinares de violência em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 de mar. de 2022.

Chalmers, R. P. (2012). mirt: A multidimensional item response theory package for the R environment. Journal of statistical Software, 48, 1-29.

Ferreira, et al. A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de ciências contábeis e administração. 2018. Revista cadernos de gêneros de tecnologia. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 de mar. de 2022.

Pisa.(2018). O que está por trás da desigualdade de gênero?OCDE. Disponível em: [link].Acesso em:03demar.de2022.

Rosenstein, A., Raghu, A., & Porter, L. (2020, February). Identifying the prevalence of the impostor phenomenon among computer science students. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 30-36).
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SOUSA, Larissa Miguel; PAZ, Rosineide; MARQUES, Anna Beatriz. Síndrome do Impostor na formação acadêmica de estudantes na área de tecnologia: um estudo exploratório na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 434-439. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230833.