Síndrome do Impostor na formação acadêmica de estudantes na área de tecnologia: um estudo exploratório na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar se há diferença significativa em relação ao gênero. Para isso, foi realizado um survey em alunos e alunas de graduação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na Universidade Federal do Ceará, Campus Russas. Para análise de dados foi escolhido a teoria de resposta ao item (TRI), um modelo estatístico que é capaz de medir as habilidades de uma pessoa por meio da análise de um conjunto de respostas a itens (perguntas) em um teste. Neste trabalho, o modelo de resposta gradual foi usado para estimar o traço latente dos participantes da pesquisa, a fim de comparar se existe diferença significativa em relação ao gênero. Como resultado, na análise não existe diferença significativa entre as médias entre alunas e alunos da pesquisa.
Referências
Clance, P. R. (1985) The impostor phenomenon: Overcoming the fear that haunts your success. Peachtree..
Chakraverty, Devasmita. Fenômeno impostor e experiências disciplinares de violência em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 de mar. de 2022.
Chalmers, R. P. (2012). mirt: A multidimensional item response theory package for the R environment. Journal of statistical Software, 48, 1-29.
Ferreira, et al. A síndrome do impostor e sua relação com a docência: um estudo com as professoras de ciências contábeis e administração. 2018. Revista cadernos de gêneros de tecnologia. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 de mar. de 2022.
Pisa.(2018). O que está por trás da desigualdade de gênero?OCDE. Disponível em: [link].Acesso em:03demar.de2022.
Rosenstein, A., Raghu, A., & Porter, L. (2020, February). Identifying the prevalence of the impostor phenomenon among computer science students. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 30-36).