Um relato sobre estratégias de incentivo ao ingresso e permanência de mulheres em áreas de STEM
Abstract
Female participation is fundamental for the development of sustainable solutions that benefit all of humanity, however, currently, in most countries, there is still a low proportion of women graduated or enrolled in STEM areas, also impacting female representation in the world of work. With that in mind, this article reports the actions of the Mirtha Lina collective, divided into three work fronts, seeking to increase the participation and permanence of girls and women in these areas.References
BEVILÁQUA, A. F. (2017) Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. UCPel: Rio Grande do Sul.
ELSEVIER. (2017) Gender in the Global Research Landscape. Disponível em: [link]. Acesso em abril de 2023.
MEDEIROS, A.; FERREIRA, B. M. C. I.; FONSECA, L.; ROLIM, C. (2022) Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In: WIT, p. 122-132.
RIBEIRO, K. S. F. M.; MACIEL, C. (2020) Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In: WIT, p. 40-49.
SASS, C. ET AL. (2018) Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. In: CBIE, p. 659-668.
SASS, C. ET AL. (2021) Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19. In: WIT, p. 345-349.
UNESCO. (2018) Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Disponível em [link]. Acesso em abril de 2023.
UNESCO. (2020) Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Uma nova geração: 25 anos de esforços pela igualdade de gênero na educação. Disponível em: [link]. Acesso em 04/04/2023.
ELSEVIER. (2017) Gender in the Global Research Landscape. Disponível em: [link]. Acesso em abril de 2023.
MEDEIROS, A.; FERREIRA, B. M. C. I.; FONSECA, L.; ROLIM, C. (2022) Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In: WIT, p. 122-132.
RIBEIRO, K. S. F. M.; MACIEL, C. (2020) Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In: WIT, p. 40-49.
SASS, C. ET AL. (2018) Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. In: CBIE, p. 659-668.
SASS, C. ET AL. (2021) Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19. In: WIT, p. 345-349.
UNESCO. (2018) Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Disponível em [link]. Acesso em abril de 2023.
UNESCO. (2020) Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Uma nova geração: 25 anos de esforços pela igualdade de gênero na educação. Disponível em: [link]. Acesso em 04/04/2023.
Published
2023-08-06
How to Cite
SASS, Camila; SANTOS, Giovanna Fincatti Dos; PESSOA, Júlia Oliveira; BRANDÃO, Maria Eduarda; RODRIGUEZ, Carla; BERBERT, Juliana.
Um relato sobre estratégias de incentivo ao ingresso e permanência de mulheres em áreas de STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 451-456.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230920.
