Um relato sobre estratégias de incentivo ao ingresso e permanência de mulheres em áreas de STEM

  • Camila Sass UFABC
  • Giovanna Fincatti Dos Santos UFABC
  • Júlia Oliveira Pessoa UFABC
  • Maria Eduarda Brandão UFABC
  • Carla Rodriguez UFABC
  • Juliana Berbert UFABC

Resumo


A participação feminina é fundamental para o desenvolvimento de soluções sustentáveis que beneficiem toda a humanidade, entretanto, atualmente, em boa parte dos países, ainda há uma baixa proporção de mulheres graduadas ou matriculadas nas áreas de STEM, impactando também na representatividade feminina no mundo do trabalho. Tendo isso em vista, este artigo relata as ações do Coletivo Mirtha Lina, divididas em três frentes de trabalho, buscando aumentar a participação e permanência de meninas e mulheres nessas áreas.

Referências

BEVILÁQUA, A. F. (2017) Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. UCPel: Rio Grande do Sul.

ELSEVIER. (2017) Gender in the Global Research Landscape. Disponível em: [link]. Acesso em abril de 2023.

MEDEIROS, A.; FERREIRA, B. M. C. I.; FONSECA, L.; ROLIM, C. (2022) Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In: WIT, p. 122-132.

RIBEIRO, K. S. F. M.; MACIEL, C. (2020) Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In: WIT, p. 40-49.

SASS, C. ET AL. (2018) Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. In: CBIE, p. 659-668.

SASS, C. ET AL. (2021) Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19. In: WIT, p. 345-349.

UNESCO. (2018) Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Disponível em [link]. Acesso em abril de 2023.

UNESCO. (2020) Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Uma nova geração: 25 anos de esforços pela igualdade de gênero na educação. Disponível em: [link]. Acesso em 04/04/2023.
Publicado
06/08/2023
SASS, Camila; SANTOS, Giovanna Fincatti Dos; PESSOA, Júlia Oliveira; BRANDÃO, Maria Eduarda; RODRIGUEZ, Carla; BERBERT, Juliana. Um relato sobre estratégias de incentivo ao ingresso e permanência de mulheres em áreas de STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 451-456. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230920.