Promoção de espaços voltados ao incentivo e formação de meninas e mulheres na área tecnológica: Um relato de experiência das alunas atuantes

  • Anne de Medeiros Cefet/RJ
  • Amanda Amorim Cefet/RJ
  • Victoria Cruzado Cefet/RJ
  • Izabela da Silva Cefet/RJ
  • Ana Viana Cefet/RJ
  • Jullie de Aguiar Cefet/RJ
  • Diego Brandão Cefet/RJ
  • Fabrício Silva Cefet/RJ
  • Rafaelli Coutinho Cefet/RJ

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiências de um projeto desenvolvido em escolas públicas por uma instituição de ensino superior no Brasil. O projeto promove espaços voltados à participação, incentivo e formação de alunos sobre conhecimentos básicos de robótica e programação com o foco para o empoderamento feminino no ensino básico. No artigo são ilustradas as percepções das bolsistas no que tange a importância do seu papel no projeto e os desafios impostos pelo retorno das atividades presenciais após o período pandêmico, como também ações de divulgação e trabalhos futuros. As bolsistas reconheceram a relevância de sua participação e conseguiram superar suas dificuldades, motivando outras mulheres para a área tecnológica.

Referências

Anwar, S., Bascou, N., Menekse, M., and Kardgar, A. (2019). A systematic review of studies on educational robotics. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), 9(2):19–42.

Bastos, A. C., Souza, D., Silva, D., da Silva, I., Albuquerque, D., Carvalho, C., Prego, T., Ferreira, J. C., Lopes e Silva, F., and Coutinho, R. (2020). Despertando o interesse pelo conhecimento tecnológico usando robótica: uma experiência na educação básica para igualdade de gênero. Rev. Latinoamericana de Tecnología Educativa, 19(2):135–153.

Callaway, E., Cyranoski, D., Mallapaty, S., Stoye, E., and Tollefson, J. (2020). The coronavirus pandemic in five powerful charts. Nature, 579(7800):482–483.

Cardoso, C. A., Ferreira, V., and Barbosa, F. (2020). Desigualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo, 7(3):39–45.

Exame, R. (2024). Homens ocupam 70% dos cargos digitais e de tecnologia no brasil, aponta levantamento. [link].

Fiori, M. V., Rodrigues, M. E., Oliveira, L. M., Maia, A., Rocha, M., Pereira, V. G., Rabelo, J., and Marques, A. B. (2021). Transformando ações extensionistas para o ambiente digital: Um relato de experiência no projeto meninas digitais do vale. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 190–199.

Hicks, M. (2017). Programmed Inequality: How Britain Discarded Women Technologists and Lost Its Edge in Computing. The MIT Press, 1st edition.

Saccol, A., Castanho, C., Silva, E., Spies, E., and Alves, V. (2019). Gurias digitais: Inclusão de meninas na Área de ti. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 194–198.

Sass, C., Chicaroni, B., Tenore, L., Ferreira, L., Brandão, M. E., Lins, M., Ferreira, P., Santana, R., Rodriguez, C., Goya, D., and Rocha, R. (2021). Relato das atividades e dificuldades do coletivo mirtha lina em meio à pandemia de covid-19. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 345–349.

Simpson, A. (2016). Inspirational quotes: Hillary clinton us presidential candidate. [link]. WeAreTheCity.

Souza, V., Edgel, I., Néu, Y., Silva, J., and Lopes, J. (2022). Projeto de incentivo à meninas na stem: Um relato de experiência. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 233–238.

Toole, B. (1998). Ada, the Enchantress of Numbers: Prophet of the Computer Age, a Pathway to the 21st Century. Strawberry Press.
Publicado
21/07/2024
MEDEIROS, Anne de et al. Promoção de espaços voltados ao incentivo e formação de meninas e mulheres na área tecnológica: Um relato de experiência das alunas atuantes. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 343-348. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2004.