Voices in Code: estudo de caso acerca da trajetória das mulheres em um curso de Ciência da Computação
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da trajetória das mulheres em um Curso de Ciência da Computação. Abrangendo uma variedade de experiências, desafios e perspectivas, busca-se compreender as barreiras enfrentadas por elas ao integrar uma faculdade historicamente dominada por estudantes do sexo masculino. Para coletar estas informações, foram aplicados questionários com cerca de 44% do total de egressas, contendo perguntas sobre sua motivação para ingressar no Curso, dificuldades no percurso acadêmico e desafios no cenário profissional. Os resultados apontam que, além do baixo número de ingressantes, elas enfrentaram, e ainda enfrentam, problemas relacionados ao alto índice de evasão, preconceito, discriminação e falta de políticas de apoio. Isto mostra os desafios existentes com relação ao gênero na computação e na formação de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.Referências
Almeida, D. H. N., Lira, I. G. C., Rodrigues, A. S., Nogueira, L. S., Montenegro, B. R., Izidio, T. E. R., Alves Filho, S. E., “CODEBLOOM: UM MOVIMENTO DE INCLUSÃO FEMININA NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO”. In: Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET. Recife(PE) UFRPE, 2024.
Carvalho, F. L. A. N.. “Mulheres na informática: estratégias para promover a permanência desse público no curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Teresina Zona Sul”. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Informática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul. Teresina, 2019.
Gomes, A. F., Morais, C. G. B., Leite, C. R. M., Araújo, J. N. D. F. L. “OI, MENINAS: UM CHAMADO DE MULHERES PARA MULHERES QUE ATUAM E/OU TEM INTERESSE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM MOSSORÓ/RN E REGIÃO”. Extendere, v. 9, n. 1, 2023.
Lopes, R., Maciel, B., Soares, D., Figueiredo, L., Carvalho, M. (2023). “Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais?”. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 68-79). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230819
Menezes, N., Mendes, C., Corrêa, J., Rocha, T., Mota, M. (2024). “Além do Gênero: Explorando as Múltiplas Perspectivas de Mulheres na Computação”. In Anais do XVIII Women in Information Technology, (pp. 104-114). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2024.2425
Moro, M. M.; Weber, T.; Freitas, C. M. D. S. “Women in Brazilian CS research community: The state-of-the-art”. In: CATER-STEEL, A.; CATER, E. (Eds.). Women in Engineering, Science and Technology: Education and Career Challenges. IGI Global, 2010. p. 301–317.
Nanes, Giselle; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; Quadros, Marion Teodósio de (org.). “Gênero, educação e comunicação”. Recife : Editora UFPE : UFRPE, 2016. 355 p., il. (Série Estudos REDOR).
Petró, V., Ferreira, V., Muller, R., Hahn, J., Assmann, L. (2021). “Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI”. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 61-70). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15842
Schiebinger, Londa. “O feminismo mudou a ciência?” Bauru-SP, EDUSC, 2001 [original em inglês: Has feminism changed science? Cambridge, Harvard University Press, 1999]. Disponível em: [link]. Acesso em 17 de fevereiro 2024.
UNESCO. “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mar. 2024.
UNESCO. “Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil”. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mar. 2024.
Carvalho, F. L. A. N.. “Mulheres na informática: estratégias para promover a permanência desse público no curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Teresina Zona Sul”. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Informática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina Zona Sul. Teresina, 2019.
Gomes, A. F., Morais, C. G. B., Leite, C. R. M., Araújo, J. N. D. F. L. “OI, MENINAS: UM CHAMADO DE MULHERES PARA MULHERES QUE ATUAM E/OU TEM INTERESSE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM MOSSORÓ/RN E REGIÃO”. Extendere, v. 9, n. 1, 2023.
Lopes, R., Maciel, B., Soares, D., Figueiredo, L., Carvalho, M. (2023). “Análise e reflexões sobre a diferença de gênero na computação: podemos fazer mais?”. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 68-79). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230819
Menezes, N., Mendes, C., Corrêa, J., Rocha, T., Mota, M. (2024). “Além do Gênero: Explorando as Múltiplas Perspectivas de Mulheres na Computação”. In Anais do XVIII Women in Information Technology, (pp. 104-114). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2024.2425
Moro, M. M.; Weber, T.; Freitas, C. M. D. S. “Women in Brazilian CS research community: The state-of-the-art”. In: CATER-STEEL, A.; CATER, E. (Eds.). Women in Engineering, Science and Technology: Education and Career Challenges. IGI Global, 2010. p. 301–317.
Nanes, Giselle; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; Quadros, Marion Teodósio de (org.). “Gênero, educação e comunicação”. Recife : Editora UFPE : UFRPE, 2016. 355 p., il. (Série Estudos REDOR).
Petró, V., Ferreira, V., Muller, R., Hahn, J., Assmann, L. (2021). “Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI”. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 61-70). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15842
Schiebinger, Londa. “O feminismo mudou a ciência?” Bauru-SP, EDUSC, 2001 [original em inglês: Has feminism changed science? Cambridge, Harvard University Press, 1999]. Disponível em: [link]. Acesso em 17 de fevereiro 2024.
UNESCO. “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mar. 2024.
UNESCO. “Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil”. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mar. 2024.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
ALMEIDA, Dyelle H. N.; RODRIGUES, Allany S.; LIRA, Ingrid G. C.; NOGUEIRA, Lyziane da S.; A. FILHO, Sebastião E.; MORAIS, Ceres G. B..
Voices in Code: estudo de caso acerca da trajetória das mulheres em um curso de Ciência da Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 129-138.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.8423.
