Análise da Participação Feminina nos Cursos de Nível Superior da área de Computação do IFPE
Resumo
Embora as mulheres brasileiras apresentem, em média, um nível de instrução superior ao dos homens, elas ainda representam uma minoria nas matrículas e nas vagas de trabalho na área de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Nesse contexto, este estudo busca compreender a participação feminina nos cursos superiores de Computação do IFPE, por meio da análise dos microdados do Censo da Educação Superior disponibilizados pelo INEP. Os resultados indicam que, entre 2009 e 2022, o número de mulheres ingressantes, matriculadas e concluintes foi inferior ao dos homens. No entanto, as taxas de conclusão são baixas para ambos os gêneros. Espera-se que este trabalho contribua para se pensar em estratégias institucionais que possam superar os desafios encontrados.Referências
BRASSCOM. Relatório de diversidade. Disponível em [link] Acesso em: 31 mar. 2025.
BRASSCOM. Demanda de Talentos em TIC e Estratégia Σ TCEM. Disponível em [link] Acesso em: 31 mar. 2025.
CURSINO, A. R.; MARTINEZ, J. F. P. Análise Estatística Descritiva e Regressão da Inserção das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
HERRING, C. Does diversity pay?: Race, gender, and the business case for diversity. American Sociological Review 74, 2 (2009), 208–224.
MOLNAR, A., KEANE, T.; STOCKDALE, R. 2021. Educational interventions and female enrollment in IT degrees. Commun. ACM 64, 3 (March 2021), 73–77. DOI: 10.1145/3387106
IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 3ª edição. Disponível em [link]. Acesso em: 19 mai. 2025.
MAIA, M. M.. Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. cadernos pagu, p. 223-244, 2016.
MARQUES, D. et al. Desempenho Acadêmico e o Ingresso no Curso Superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
PEREIRA, J. S. et al. Uma análise da participação das mulheres nos cursos técnico em informática e ciência da computação do instituto federal do sudeste de minas gerais. In: Anais do XIV Women in Information Technology (WIT 2020). XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
SILVA, D. M.; SANTOS, V. A. Panorama do percurso acadêmico feminino em um curso de Engenharia de Computação. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
BRASSCOM. Demanda de Talentos em TIC e Estratégia Σ TCEM. Disponível em [link] Acesso em: 31 mar. 2025.
CURSINO, A. R.; MARTINEZ, J. F. P. Análise Estatística Descritiva e Regressão da Inserção das Mulheres nos Cursos de TI nos Anos de 2009 a 2018. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
HERRING, C. Does diversity pay?: Race, gender, and the business case for diversity. American Sociological Review 74, 2 (2009), 208–224.
MOLNAR, A., KEANE, T.; STOCKDALE, R. 2021. Educational interventions and female enrollment in IT degrees. Commun. ACM 64, 3 (March 2021), 73–77. DOI: 10.1145/3387106
IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 3ª edição. Disponível em [link]. Acesso em: 19 mai. 2025.
MAIA, M. M.. Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. cadernos pagu, p. 223-244, 2016.
MARQUES, D. et al. Desempenho Acadêmico e o Ingresso no Curso Superior: uma análise das estudantes ingressantes entre 2016 a 2020 do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
PEREIRA, J. S. et al. Uma análise da participação das mulheres nos cursos técnico em informática e ciência da computação do instituto federal do sudeste de minas gerais. In: Anais do XIV Women in Information Technology (WIT 2020). XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
SILVA, D. M.; SANTOS, V. A. Panorama do percurso acadêmico feminino em um curso de Engenharia de Computação. In: Anais XV Women in Information Technology (WIT 2021), XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), 2021.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
SANTOS, Ana Carolina Barbosa dos; SANTANA, Ellen Patrícia Lopes de; AURELIANO, Viviane Cristina Oliveira.
Análise da Participação Feminina nos Cursos de Nível Superior da área de Computação do IFPE. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 287-297.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9315.
