STEM para todos: Um Relato de Experiência

  • Lídia Bononi P. Tomaz IFTM
  • Jefferson B. Martins IFTM
  • Ana Clara R. R. da Cunha IFTM

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de ensino, realizado com estudantes do primeiro ano do ensino médio em uma instituição pública de ensino do Brasil. O principal objetivo foi promover a conscientização e ampliar o conhecimento sobre a participação feminina nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para atingir essa meta, o projeto adotou uma abordagem interdisciplinar que combinou o estudo de personalidades femininas históricas relevantes, reflexões sobre as posições ocupadas por mulheres em campos STEM contemporâneos e uma introdução à programação, por meio da criação de um aplicativo para dispositivos móveis. Os resultados obtidos evidenciam a relevância do tema e sugerem a necessidade de abordagens mais abrangentes no ensino básico brasileiro, visando reduzir as disparidades de gênero em carreiras STEM no futuro.

Referências

Barioni, M., Faria, E., Lima, M., Oliveira, G., Pereira, F., Paulino, A., and Junqueira, M. (2022). Relato de experiência da criação do grupo includegirls: onde estamos agora e o que vem a seguir. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 245–250, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Barros, S. C. d. V. and Mourão, L. (2018). Panorama da participação feminina na educação superior, no mercado de trabalho e na sociedade. Psicologia Sociedade, 30:e174090.

Barrows, H. S. (1996). Problem-based learning in medicine and beyond: A brief overview, volume 68. Wiley.

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1):25–40.

Bergmann, J. and Sams, A. (2012). Flip your classroom: Reach every student in every class every day. International Society for Technology in Education.

Brasil (2004). Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 mar. 2025.

de Oliveira, A. B. F. et al. (2023). Stem no ensino médio: Experiência internacional para aproximar alunas das tecnologias. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT 2023), pages 219–230. SBC.

dos Santos, G. S. and Marczak, M. F. S. G. (2023). A escolha por cursos de computação por mulheres: Uma revisão sistemática da literatura. In Anais do XVII Women in Information Technology (WIT 2023), pages 177–188. SBC.

Gazquez, A. and Macuch, R. (2021). Segregação ocupacional por gênero e fator de personalidade assistência na área de tecnologia. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 180–189, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Lima, W., Maciano, G., Santos, A., Pereira, L., Magalhães, H., Sassi, S., Maciel, C., and Nunes, E. (2023). Por mais mulheres na ciência e na tecnologia: ação formativa com abordagem steam na educação básica. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 239–250, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ministério da Educação (2012). Pacto nacional pela alfabetização na idade certa - pnaic. [link]. Acesso em: 21 mar. 2025.

Ministério da Educação (2023). Catálogo nacional de cursos técnicos (cnct). [link]. Acesso em: 21 mar. 2025.

Moran, J. M. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Papirus Editora.

Moro, C. and Marczak, M. F. S. G. (2022). Por que as meninas não escolhem computação? um estudo sobre a percepção de alunas do ensino médio integrado. In Anais do XVI Women in Information Technology (WIT 2022), pages 213–224. SBC.

SBC (2025). Meninas na ciência da computação. Acesso em: 21/03/2025.

UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). UNESCO, Brasília. Acesso em: 05/01/2024.
Publicado
20/07/2025
TOMAZ, Lídia Bononi P.; MARTINS, Jefferson B.; CUNHA, Ana Clara R. R. da. STEM para todos: Um Relato de Experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 356-364. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.6872.