Techno Girls: oficinas de programação de jogos para estudantes de escolas públicas

  • Waine Júnior UFMT
  • Lohana Santos UFMT
  • André Manzano UFMT
  • Ângela Farias UFMT
  • Tamyres Souza UFMT
  • Issufi Badji UFMT
  • Soraia Prietch UFMT
  • Roger Resmini UFMT

Resumo


Este artigo descreve o relato de experiência do planejamento e da execução de oficinas que integram conteúdos sobre mulheres na computação, fundamentos de hardware e software, programação de jogos usando Python e o mercado de trabalho local na área de informática. O Programa ofertou 03 turmas, com 08 encontros de 04 horas cada, dessa oficina, para estudantes de uma escola pública estadual de bairro periférico da cidade. As oficinas foram oferecidas como forma de atrair o interesse de meninas para a área, no entanto, meninos também puderam participar. O uso da abordagem de Aprendizagem Dialógica foi o diferencial desse Programa, uma vez que seus princípios nortearam todas as ações e atividades realizadas.

Palavras-chave: Techno girls, oficinas de programação, jogos, escolas públicas

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Publicado
12/07/2019
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JÚNIOR, Waine; SANTOS, Lohana ; MANZANO, André ; FARIAS, Ângela ; SOUZA, Tamyres ; BADJI, Issufi ; PRIETCH, Soraia ; RESMINI, Roger . Techno Girls: oficinas de programação de jogos para estudantes de escolas públicas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 11-20. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6708.