Gêneros e suas nuances no ENEM

  • Viviana Noguera USP
  • Kalinka Branco USP
  • Cristina Ciferri USP

Resumo


Visando investigar a diferença de gêneros no acesso às Universidades na área de ciências exatas, este artigo analisa, sob diferentes fatores, o desempenho dos participantes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nos anos de 2013 a 2017. Os resultados obtidos mostraram que a superioridade de desempenho dos participantes masculinos não é tão evidenciada quando comparada ao desempenho das participantes femininas. Conclui-se que há a necessidade de realização de políticas públicas educacionais e de análises mais pormenorizadas de um conjunto maior de dados, além da integração entre as informações do ENEM com o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos) para auxiliar na obtenção do equilíbrio entre gêneros no acesso às Universidades com foco em ciências exatas.

Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, gênero, ciências exatas, desempenho dos participantes

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Publicado
12/07/2019
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NOGUERA, Viviana; BRANCO, Kalinka ; CIFERRI, Cristina . Gêneros e suas nuances no ENEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 41-50. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6711.